Como as criptomoedas estão a mudar a forma como lidamos com dinheiro e investimentos

1072

Tudo na vida evolui e a forma como lidamos com o dinheiro e com os investimentos, não é a exceção à regra.

Neste artigo vai conhecer o que trouxeram de novo, o que permitem, as vantagens, quem controla, a segurança, os motivos do fracasso nos investimentos e vais conhecer ligeiramente o que são smart contracts, tudo isso devido às criptomoedas.

O que trouxeram de novo as criptomoedas?

As criptomoedas trouxeram uma nova forma de dinheiro digital e uma diversidade de investimentos possíveis, principalmente através da descentralização e globalização das transações financeiras.

Em maior detalhe…

O que permitem as criptomoedas?

As criptomoedas, permitem que as pessoas façam transações, diretamente entre si, sem a necessidade de intermediários financeiros tradicionais, como bancos.

Com as criptomoedas é possível fazer transações financeiras, sem intermediários e sem bancos!

Quais as vantagens de fazer transações financeiras, sem intermediários e sem bancos?

As transações com criptomoedas, são mais rápidas, mais baratas e menos sujeitas a burocracias. E mais…

Isso pode levar a mais liberdade financeira e maior inclusão financeira para as pessoas de todo o mundo.

Quem controla as criptomoedas?

As criptomoedas são formas digitais de moeda que utilizam criptografia para garantir segurança e para controlar a criação de novas unidades. São descentralizadas, o que significa que não são controladas por nenhum governo, ou instituição financeira central.

As criptomoedas, não estão vinculadas a nenhum governo, ou instituição financeira.

Se as criptomoedas não são vinculadas a nenhum governo, ou instituição financeira, como é possível serem seguras?

As criptomoedas são baseadas em tecnologia blockchain, que é um tipo de base de dados distribuída que armazena todas as transações das criptomoedas. Cada transação é verificada por um grupo de nós (dispositivos, tais como, por exemplo computadores) na rede e, uma vez confirmada, é incluída em um “bloco” que é adicionado à cadeia de blocos (blockchain).

A tecnologia Blockchain, torna as transações com criptomoeda seguras e transparentes, pois todas as transações são registadas de forma pública e imutável.

 Em relação aos investimentos em criptomoedas, têm sido muito polémicos. Porquê?

Muita da polémica feita em torno das criptomoedas, surgiu exatamente devido à possibilidade de investimento neste tipo de ativos digitais – as criptomoedas.

É muito importante, que tenhas plena consciência que tal como outro qualquer tipo de investimento, é necessário aprender e praticar, para obteres a perícia necessária para usufruíres destes investimentos.

Certamente já ouviste histórias, relatos e também notícias, sobre pessoas que sofreram muito, por terem investido em criptomoedas e isso é totalmente verdade! O que não é verdade, grande parte das vezes, é o motivo pelo qual essas pessoas foram lesadas.

Como em tudo, existem também histórias, relatos e notícias opostas às anteriores, que mencionam pessoas que realizaram grandes fortunas em criptomoedas, especialmente jovens, que criaram a sua independência, através desta tecnologia, isto também verdade!

Mas considera o seguinte:

O problema nunca é a tecnologia, mas sim as pessoas por detrás da tecnologia.

  • A maioria das pessoas não aprende sobre criptomoedas antes de investir.
  • A maioria das pessoas que decide aprender sobre criptomoedas, antes de investir, procura quaisquer vídeos e quaisquer informações nas redes sociais, sem qualquer critério.
  • Algumas pessoas, tornam-se investidores em criptomoedas, mas são “marinheiros de primeira viagem”, pois em muitos casos nunca fizeram nenhum tipo de investimento e não estão conscientes do risco acarretado por qualquer investimento.
  • Outras tantas pessoas, aceitam que terceiros façam investimentos no seu nome e muitas vezes acabam por serem enganadas.
  • Também existem os descuidados, que não adotam as medidas de segurança próprias para operar neste mundo.

Por ser ainda uma tecnologia recente e completamente disruptiva, existem muito mal-entendidos, tal como aconteceu com outras tecnologias quando surgiram no passado! A própria Internet que hoje utilizas normalmente e assumes como algo natural, foi recheada de muitos mal-entendidos, como, por exemplo, que iria ser apenas uma moda passageira e que mais dia menos dia seria proibida. Incrível, hoje observando o que sucedeu com a Internet, achamos descabidos esses mal-entendidos, mas naquela época faziam sentido, para alguns!

Resumindo, para seres bem-sucedido e independente em qualquer área, antes de chegares a esse tão desejado objetivo, motiva-te com os resultados que pretendes, utiliza a tua força de vontade e ultrapassa a curva de aprendizagem, o teu sucesso está imediatamente a seguir.

Ainda nos investimentos é importante referir…

Neste campo de investimentos em criptomoedas, a diversificação é muita, existem investimentos para todo o tipo de investidores.

As criptomoedas permitem que os investidores diversifiquem os seus portfólios e tenham acesso a novas oportunidades de investimento, mas ainda são consideradas ativos de alto risco, um dos motivos é a ausência de proteção ao investidor.

Sabes o que são smart contracts – contratos inteligentes?

As criptomoedas também estão a mudar a forma como lidamos com o dinheiro através da utilização de smart contracts – contratos inteligentes.

Os smart contracts – contratos inteligentes, são programas que possibilitam a criação de novos modelos de negócios e aplicações financeiras, assim como, novos sistemas de pagamentos e transferências mais seguros e eficientes.

O dinheiro é transversal a todas as áreas e as criptomoedas estão a revolucionar todo o sistema financeiro, uma nova forma de dinheiro digital, independente, onde a segurança é garantida pela tecnologia, uma das mais seguras do mundo – Blockchain e os investimentos são diversificados e podem trazer oportunidades, mas unicamente para quem tiver determinação para aprender.

As criptomoedas, atrelaram novos modelos de negócios, novos sistemas de pagamentos e tudo isto já está a acontecer!

Ao finalizares este artigo, garantiste um passo muito importante para a trans(formação) digital do teu dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui