Como Jikulumessu mudaria o cenário de apóio social usando tecnologia em Angola

1148

Jukulumessu 3

Por uma sociedade melhor. Governo e sociedade transformando-se juntos.

Em Julho quando surgiu o concurso Apps For Angola, ao explorar sobre as regras do “concurso que pretende inspirar e orientar pessoas a criar conceitos de apps para telemóveis que poderiam elevar, melhorar e dar valor ao dia-a-dia do povo de Angola”, na decisão de participar coloquei em prática uma idéia que acredito ser muito boa, não para participar apenas do concurso mas porque seria um canal muito bom para apóio e informação social. Imaginei logo como seria proveitoso e vantajoso ver Instituições Governamentais, Sociais ou mesmo até pequenos Departamentos, Administrações, etc… e sociedade trabalhando juntos.

Imagina ser notificado que uma via está interditada ou em obras antes mesmo de sair de casa ou do trabalho por uma mensagem no seu telemóvel?

Com a interdição da via principal Luanda Sul — Golf 2 pelo Camama foram abertas as seguintes vias alternativas.

O aplicativo teria muitos cenários que serviriam de comunicação entre estas instituições, empresas com a sociedade (usuários).

Imagina agora a sociedade (usuários) poderem reportar diferentes tipos de situações. Situações como acidente, incêndio, roubo, emergência, vandalismo, polícia, entre outros cenários que poderão ser montados e testados?

Poder reportar por fotos (imagens) tiradas pelo telemóvel de algum lugar ou ocorrência?

Jukulumessu 1

Diversos cenários que acontecem no dia a dia e que poderiam ser reportados pela sociedade (usuários) todo o dia.

Nossa missão seria encaminhar todas as situações reportadas para as instituções certas para que possam fazer o seu trabalho, e voltar a reportar o usuário assim que isso fosse acontecer. E reportar o usuário sobre diversas notificações informadas por estas instituições que abranjam ao público social.
Poderíamos ver diversos cenários como causas e para cada causa poderia haver apoiadores, comentários e tudo mais que pudesse melhorar a experiência do aplicativo.

Usuários poderiam fiscalizar, propôr e avaliar todos os mais diversos cenários e reportar.
O aplicativo seria um dos principais canais de ligação entre governo, instituições, empresas de prestação de serviços, etc… com a sociedade. Ou seja, trabalhando e transformando juntos.

O aplicativo seria minimalista e bem prático para o objetivo. Com mapas, notificações, um perfil de usuário e cresceria conforme a necessidade e a experiência adquirida á medida que os usuários fossem usar ele.

Imagina estar a passar numa rua e ver isso?

Jukulumessu 2

Rapidamente você poderia reportar isso pelo aplicativo. Tirar uma foto que talvez fosse esta da imagem. Escrever o que está a reportar “Um monte de lixo em frente da Escola em que estou a passar.” O aplicativo automaticamente pega sua localização. Você poderia reportar com seu perfil de usuário ou como anônimo. Após você reportar, nossa missão seria encaminhar seu report segundo sua localização para a instituição ou o lugar certo. Poderia ser para a administração, para a empresa responsável pela limpeza nesse determinado município, etc…

Os cenários são muitos como pode ver. Neste artigo só tentei esboçar o papel do aplicativo e a utilidade do mesmo. Seria um aplicativo que funcionaria com a participação e apóio de todos a fim de melhorar essa brecha que há entre muitas instituições, empresas de prestação de serviços com seus usuários e vice-versa. Nosso papel seria contribuir para fechar cada vez mais essa brecha.

Jikulumessu significa segundo um amigo meu, “de olhos abertos, de olhos atentos”, e é a ideia do aplicativo. Deixar você informado e você informar sobre o que acontece em nossa cidade.

Se você gostou da ideia, siga nossa página Jikulumessu recém criada na medida que eu escrevia esse post e dê o seu like e partilhe esse artigo com seus amigos. Precisaremos do seu apoio para poder tocar essa ideia e fazer dela uma realidade e você pode ajudar partilhando esse artigo e seguindo nossa página no facebook.

Vamos? Por uma Angola melhor. Governo e sociedade trabalhando e transformando juntos.

___________________________________________________________________________
Este texto foi publicado por Amarildo Lucas no Medium e republicado no MenosFios com a autorização do autor.