Consultório MenosFios: Eis tudo o que deve saber sobre a escola de programação Rede 42

3036

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou nesta quarta-feira, a primeira Escola da Rede 42 “Escola 42” no país, uma das melhores em programação do mundo e que dispensa a presença de professores.

No Consultório MenosFios de hoje vamos mostrar-lhe tudo o que deve saber sobre esta escola de programação e que pode ser a tua porta para o futuro, tornando-se num profissional de programação disputado pelas melhores empresas.

Origem e Localização

Primeiramente, a escola Rede 42 está localizada no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Comunicação (ISPTEC), no município de Talatona, em Luanda, sendo criada com financiamento do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, num orçamento estimado em cerca de três milhões de dólares.

Existem várias escolas Rede 42 ao redor do mundo, mas foi fundada em Paris, França, em 2013, e de acordo com os últimos números, conta atualmente com mais de 18 mil alunos repartidos por 50 escolas espalhadas pelo mundo, sendo que Angola é o primeiro na África subsahariana a abraçar o conceito.

A escola Rede 42 localizada em Luanda conta com mais de 300 computadores, onde os estudantes, de forma virtual, vão aprender sobre os conceitos fundamentais da programação e podem optar, entre outras especializações, por cyber security, data analytics, web development.

Conceito e Ensino

Na Rede 42 todo o seu ensino é de forma prática, sem a presença de professores, nem livros, a aprendizagem é feita pelo desenvolvimento de projetos que permitem ganhar pontos e passar de nível, como se de um jogo se tratasse.

Na instituição não existem aulas, nem horários pré-definidos. O campus está aberto durante 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Após terem apreendidas as bases, os alunos da instituição são livres de desenhar o seu próprio percurso, escolhendo os projetos que lhe permitem ganhar conhecimento nas áreas que mais lhe interessam.

Assim, cada aluno tem a liberdade e responsabilidade para construir o seu próprio plano de aprendizagem e trabalhar, quando for mais produtivo, ao seu ritmo.

Totalmente Gratuito e Escolha dos Candidatos

Todo o ensino na Rede 42 é totalmente gratuito e inclusivo, onde não exige qualquer grau académico ou conhecimentos de base em programação.

O único requisito é que os candidatos tenham, pelo menos, 17 anos de idade, trabalhar em projetos práticos e com a ajuda de outros alunos, sendo um fator diferenciador da “pedagogia 42” e com avaliação diária e semanal.

Quanto ao sistema de seleção dos alunos, os candidatos são selecionados por uma ferramenta automática, sem interferência humana na classificação dos mesmos e na escolha de quem vai ser aluno.

Os cadetes bem sucedidos são colocados no mercado de trabalho em menos de 24 meses, período após o qual, devem fazer um estágio profissional obrigatório, remunerado e que deve ser feito em seis meses.

O currículo é atualizado por um Comité Pedagógico (CP) que conta com profissionais da indústria a nível mundial e garante que os alunos das escolas 42 tenham o mesmo nível, independentemente de estarem em Luanda ou em Tokyo.

Programa Curricular e Financiamento

O programa de formação da escola Rede 42 está estruturado em 21 níveis de aprendizagem, sendo que, com a conclusão dos sete primeiros níveis, o aluno conclui uma base que é igual para todos da rede, estejam eles Luanda ou na Singapura.

Após o estágio, o aluno decide a área de especialização que pretende seguir, com a possibilidade de ir para qualquer escola da rede. Esta decisão é estritamente baseada na sua decisão pessoal.

Estão disponíveis especialidades em computação gráfica, IA, desenvolvimento web e móvel, administração de redes e cibersegurança.

Tipicamente as escolas são financiadas por um ou vários filantropo, individuais e corporativos, que reconhecem a importância de apoiar o grau de preparação digital educação da força de trabalho.

As escolas 42 propõem-se a resolver um problema identificado por empregadores que procuram por talento excecional.

Podes fazer a tua inscrição a escola clicando em aqui.

____________________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

4 COMENTÁRIOS

  1. Sempre fui apaixonado ao mundo da computação. Mas nunca tive oportunidades nem poder financeiro para pagar uma boa formação na aria!!!
    hoje tenho 39 anos de idade com vontade de aprender mais sobre IT, e o mundo lá fora.
    Quais ás exigências da rede 42?
    Como se inscrever e fazer parte da rede?
    Quais documentos é preciso para se candidatar?

  2. Olá Rede 42;
    daqui fala o wentsha Nilton. como faço para entrar na rede e fazer parte do grupo de alunos?
    será que com a minha idade de 39 anos ainda é possível fazer parte do grupo?
    preciso de uma oportunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui