Desafios da aceleração digital é tema da IV Conferência sobre Transformação Digital

0
788

Decorreu hoje(23), no Hotel Epic Sana, a IV Conferência sobre Transformação Digital, subordinada ao tema “Os Desafios da Aceleração Digital em Angola”, organizado pela revista Economia & Mercado, e que teve a presença da MenosFios.

Segundo os prelectores do evento, vive-se uma Era da Aceleração Digital, que tem sido impulsionada por vários factores e fenómenos, sendo o mais recente a pandemia da Covid-19 que, ao mesmo tempo que afectou negativamente a economia dos países, reforçou a importância do desenvolvimento de uma economia digital (local e global) mais forte e inclusiva e criou oportunidades para o desenvolvimento de negócios digitais.

Tendo como base essa lide de pensamento, IV Conferência contou com um grande leque de convidados, que em três horas de conversa analisaram vários aspectos da aceleração digital no nosso país, como o investimento em infra-estruturas como ponto de partida para a aceleração digital, nomeadamente a transformação digital, o custo das telecomunicações em Angola e a formação de quadros e os desafios da indústria tecnológica nacional.

Na borda dos intervenientes da conferência, destaque para o Eng. Crisóstomo Mbundu(Gestor do Programa Acelera Net da Angola Cables), Eng Matias Borges(Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias), Dr. José Silva(CEO da IpWorld) e o Dr. Antonio Pinto(Director de Marketing da NCR), que num painel totalmente interativo abordaram a necessidade da criação de uma estratégia de desenvolvimento das infra-estruturas tecnológicas no nosso país, bem como a criação de uma indústria de software local, visto que Angola ainda gasta somas avultadas em serviços tecnológicos importados.

De informar ainda que a IV Conferência sobre Transformação Digital não ficou por aí, onde ainda teve tempo para falar sobre os meios de pagamentos, tendo como foco de tema o novo sistema de transferência instantâneas e o seu impacto na inclusão financeira no nosso país.

Para acrescentar valor agregado de conhecimento ao tema acima, a revista Economia & Mercado trouxe para conversa o Eng. André Guerreiro(Especialista em Pagamentos da EMIS) e o Eng. Eduardo dos Anjos Martins Pinto(Unitel Money).

MAIS: Portal do Munícipe em risco devido a falta de internet e energia nas localidades

No final do evento, os presentes ainda foram brindados com uma mesa redonda, tendo como analistas o Dr Pedro Abreu(Administrador Executivo da EMIS), Dr. Pedro Garcia(Director Executivo do Ramo Vida da Sanlam), Dr. Jorge Cardoso(Director-Geral da COSEBA), Eng. Eduardo Pinto(Director de Operações e Tecnologias /Unitel Sistemas de Pagamentos Móveis) e o Dr. Yuri Tyikoti(Director Executivo da Carteira Digital GUITA /BNI), que juntos analisaram as transferência instantâneas, a digitalização dos pagaemntos e o seu impacto na inclusão financeira e dinamização dos negócios e serviços.

Ressaltar ainda que o evento contou com gestores da banca, empresas de telecomunicações e representantes de entidades públicas, como Banco Nacional de Angola e o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social, e o pano de fundo da IV Conferência E&M sobre Transformação Digital visou analisar como é que o governo nacional e o sector privado, com destaque para a Banca, os Seguros e as empresas de TIC, lideram este processo, passando por tópicos como os pagamentos móveis, a inclusão financeira, os desafios das comunicações e as principais soluções disponíveis no mercado, sem deixar de olhar para as tendências do sector na região da SADC.

Embora que no local do evento estiveram fisicamente mais de 80 pessoas, o mesmo contou com uma audiência muito maior, devido ao acesso ao evento pelas plataformas digitais, nomeadamente Zoom e Facebook e o site da Economia & Mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here