[Angola] Entenda o que as operadoras de telefonia dizem

0
1995

Operadoras

Hoje as operadoras de telefonia e comunicação nos oferecem várias opções de se conectar a internet, seja por um router com cabos UTP até ao pequeno modem 3G/4G wireless. A maioria das pessoas escolhe os dispositivos de acesso a internet usando um critério muito básico: a aparência. Aqueles que possuem um pouco mais de conhecimento em informática escolhem os dispositivos pela quantidade de mbps, normalmente 3.2mbps, 7.2mbps e 21 Mbps.

Parece uma boa oferta, poder fazer download de arquivos com uma conexão de 21Mbps.

ENTENDA AGORA

Até agora não há nada de maldoso nas ofertas das operadoras, mas o que elas não dizem de forma clara é que mbps (ou Mbps caso usem a primeira letra maiúscula) é diferente de MBps.

As unidades de medição dos dados mais usadas em informática são: bit ,byte, kilobyte, megabyte, gigabyte e finalmente o terabyte, existem outros claro, eles normalmente são expressadas usando as suas abreviaturas como: kB, MB. Repare que a segunda letra é sempre maiúscula, isso porque estamos a tratar de bytes e não de bits. Essas unidades são muito usadas em armazenamento de dados, é só verificarem o vosso “disco-duro”, Pendrive, CD…

A representação abreviada do byte deve ser sempre maiúscula, caso não, é considerada bit a menor unidade.

 A VELOCIDADE

Como estamos a falar da velocidade de comunicação de um dispositivo no caso os modens vale lembrar que as unidades passam a levar o ps no fim, que significa por  segundo. Então isto quer dizer que a velocidade de transferência de dados nos modens é medida em megabits por segundo que é muito diferente de megabyte por segundo.

Modens Unitel

Sendo medida em mega em megabits por segundo, nenhum dos modems acima ou outro com a capacidade de 100 Mbps (megabits) será capaz de transferir um arquivo com a velocidade de 100 MBps (megabyte).

Isto porque 1 megabit equivale a 1000 kilobit, diferente de 1 megabyte que equivale a 1024 kilobyte, são unidades diferentes com equivalências diferentes como era de se esperar. No caso acima o máximo de megabytes que esses modens irão atingir é  12.5 MB, parece triste mas já é o suficiente. Vocês podem usar um conversão online pra saberem  quanto o seu modem irá atingir.

Já não ha razões pra reclamar que o seu modem não transfere arquivos de 7MB em um segundo, porque na verdade os modens de 7Mbps não passam de uns míseros 875KBps  ou seja 0.875MBps.

O QUE AS OPERADORAS DEVEM FAZER

Certamente as operadoras que fornecem acesso a internet e que comercializam estes equipamentos deveria procurar esclarecer o utilizador sobre estas diferenças para evitar constrangimentos que tem havido sempre e elas também não deveriam cometer o erro de abreviar megabits em maiúsculas porque deste modo passa a significar megabyte, como é o caso na figura abaixo.

MBPS

Erros como esses devem ser corrigidos. Mas nem tudo está mau, uma delas se preocupou em mostrar o que Mbps significa, poderia ser mais explicativo mas já é alguma coisa.

Mbps

Preste muita atenção em cada detalhe informativo dos produtos comercializados pelas operadoras de telefonia em Angola caso quiser ser um cliente feliz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here