Entenda o que é o IMAX

1034

IMAX-is-Believing-1500x580

Durante esta semana foi inaugurada a primeira sala de cinema IMAX em Angola, com o selo “Zap Cinemas”. Decerto que muitas pessoas ficaram curiosas e questionaram: afinal o que é isso de IMAX?

IMAX é um acrónimo para (Image MAXimum)  é um formato de filme criado por uma empresa canadense  IMAX Corporation, esse padrão tem a capacidade de gravar e reproduzir imagens maiores que as convencionais, hoje iremos entender como de facto funciona:

A experiência IMAX

Assim que entrar numa sala de cinema IMAX vai logo notar na enorme tela a sua frente e digo-lhe já que existem dois tipos diferentes de sala:

Tipo de sala IMAX: Abóbada

Abóbada:

Uma sala deste tipo fornece uma tela hemisférica que encobre sala inteira, Abóbadas podem ter até 30 metros de diámetro

Sala convencional:

Este tipo de sala possui uma enorme tela rectangular com cerca de 16 metros de altura por 22 de largura(mas podem ser maiores).

 

Quer esteja numa “sala abóbada” ou sala convencional o efeito é impressionante, a tela é grande o suficiente para preencher o seu campo de visão e como resultado o sentimento de imersão aumenta significativamente. Para preencher este enorme espaço os filmes em IMAX são gravados numa película diferente; a maior parte dos filmes convencionais são gravados no formato de 35-milímetros ou seja os quadro é de 35 milimetros de largura que depois é expandido pelo projector para preencher a tela, filmes em IMAX são gravados a 70 milímetros e outras palavras o tamanho e a claridade são maiores. Este tipo de tecnologia obriga a que os efeitos especiais “estejam no ponto” tendo em conta a qualidade de imagem final, por filmes gravados em neste formato requerem uma produção diferente levando muito em conta os locais de gravações e os efeitos especiais!

 

O produto final(filme) acaba ficando tão pesado que que um projector convencional é previamente descartado sendo um especifico necessário para a tarefa, toda essa tecnologia chega a pesar o mesmo que um carro pequeno tudo isso é necessário para imagens perfeitas e nítidas em telas enormes.

Inovações IMAX

Desde a sua estreia, IMAX tem elevado a fasquia no que toca a experiência de filmes mais realista e imersiva algumas das inovações incluem:

  • Tecnologia de Abóbada – permite que a imagem apareça em todo campo de visão periférica.
  • 3-D technology – permite o uso de óculos polarizados e tecnologia de obturadores LCD para prover filmes em 3-D intensos.
  • 48 frames por segundo – O dobro do padrão e aumenta significativamente os detalhes visuais.
  • Sistemas de som avançados – Salas de cinema IMAX usam um sistema de som de 6- canais(em algumas salas há até auscultadores)
 Espero que o artigo tenha sido esclarecedor…