A Meta anunciou, nesta terça-feira (7), uma nova actualização do algoritmo do Facebook, que vai permitir aos utilizadores terem mais controlo sobre os vídeos que aparecem no seu feed, especialmente os do Reels.
De acordo com a empresa, o sistema passará a mostrar vídeos mais alinhados com os gostos e preferências de cada utilizador, introduzindo também novos recursos baseados em inteligência artificial (IA) e as chamadas “bolhas de amigos”.
Com esta actualização, será mais fácil indicar ao Facebook quando um vídeo não é do agrado do utilizador. Agora, é possível marcar um Reel como “Não Interessado” ou sinalizar um comentário, ajudando o mecanismo de recomendações a ajustar-se com base nesse feedback.
O recurso “Guardar” também foi melhorado, permitindo organizar e reunir Reels e publicações favoritas num só lugar, facilitando o acesso posterior.
A Meta afirma que as mudanças visam responder às reclamações dos utilizadores sobre o excesso de conteúdos indesejados ou de baixa qualidade, incluindo vídeos considerados fraudulentos ou gerados por IA.
Recentemente, a empresa tem reforçado os seus investimentos em inteligência artificial, lançando inclusive o “Vibes”, um novo feed de vídeos curtos composto apenas por conteúdos criados por IA dentro do aplicativo Meta AI.
Outra novidade é que o Facebook vai dar prioridade a conteúdos mais recentes, apresentando aos utilizadores 50% mais vídeos publicados no mesmo dia em que estão a navegar.
Além disso, o Facebook Reels passará a contar com sugestões de pesquisa alimentadas por IA, que ajudarão os utilizadores a descobrir novos temas e vídeos de interesse — de forma semelhante às sugestões automáticas do TikTok.
As “bolhas de amigos” também vão chegar ao Reels e ao feed principal, permitindo ver quais publicações foram apreciadas por amigos. Ao tocar na bolha com a foto de perfil, o utilizador poderá abrir uma conversa privada directamente com esse amigo, tornando a experiência mais interactiva e social.
Com estas mudanças, a Meta pretende tornar a experiência no Facebook mais personalizada, relevante e centrada nas preferências de cada utilizador.