Gana lança Centro de Operações de Segurança de Tecnologia da Informação

0
1131

O Gana lançou o novo Centro de Operações de Segurança (SOC- sigla em inglês) que fará parte da Agência Nacional de Tecnologia da Informação (NITA), uma agência subordinada ao Ministério das Comunicações, o centro visa proteger todas as plataformas digitais do governo contra a ameaça de ataques cibernéticos.

Falando durante o lançamento, a Ministra das Comunicações, Sra. Ursula Owusu-Ekuful, observou que a nova instalação visa melhorar o engajamento operacional e a eficiência entre os diferentes órgãos do governo ganês para uma resposta eficaz aos incidentes de segurança cibernética.Um dos principais benefícios do centro será a detecção de incidentes de segurança aprimorada entre os diferentes órgãos estatais para garantir um espaço digital seguro dentro do qual os órgãos podem operar e interagir.

Com a tecnologia analítica e de correlação avançada para reconhecer ameaças, o centro ajudará na identificação de padrões e priorização de problemas para recursos optimizados e gerenciamento de ameaças”, afrimou a ministra ganês das Comunicações.

De acordo com a análise da Equipa Nacional de Resposta a Emergências de Computadores do Gana (CERT-GH), os ataques baseados em malware constituem uma grande proporção de todos os incidentes de segurança cibernética relatados por ministérios, departamentos e agências governamentais no país.

A análise também revelou que os ataques relatados a sites do governo não eram ataques cibernéticos limitados, incluindo desfiguração de sites, Negação de Serviço (DoS) e Negação de Serviço Distribuída (DdoS), mas que incluíam vazamento de dados por meio de invasão de computadores e bancos de dados.

O Conselheiro Nacional de Segurança Cibernética, Dr. Albert Antwi-Boasiako destacou que o estabelecimento de um Centro de Operações de Segurança na Agência Nacional de Tecnologia da Informação marca um progresso na intervenção estratégica do governo para aumentar a prontidão para segurança cibernética. 

A atuação do Centro de Operações de Segurança baseia-se na prevenção e na capacidade de detetar riscos e ameaças, assim como reduzir a duração e o impacto de incidentes de segurança que explorem, neguem, degradem ou indisponibilizem os sistemas necessários às operações normais dos serviços públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here