Início Angola Governo defende maior aposta na formação no domínio das TICs

Governo defende maior aposta na formação no domínio das TICs

0
Governo defende maior aposta na formação no domínio das TICs

O Governo Angolano defende uma maior aposta na formação no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com o objetivo de garantir o desenvolvimento da economia nacional, da ciência e da inovação.

Para o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, falando na 2ª edição do Fórum de Tecnologia e Educação (FTE) 2023, ressaltou a contínua capacitação de quadros nas áreas da ciência, engenharia e matemática para se encontrar soluções dos vários problemas que afligem as comunidades.

Em seu discurso, o responsável reconheceu, em diversos setores, existeren profissionais altamente qualificados e que têm dado um grande contributo do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico nas áreas da Saúde, Educação, Engenharia e Agricultura.

MAIS: Universidade Agostinho Neto destaca vantagens da IA no ensino superior

Muitos quadros angolanos, informou, estão a fazer formação, em pós-graduação, no exterior do país e no futuro vão contribuir mais para o desenvolvimento tecnológico em Angola. Para tal, disse, é preciso um maior investimento financeiro, pois a aquisição dos meios tecnológicos tem custos elevados.

Este desenvolvimento tecnológico, assim como a qualificação do capital humano só vão ser alcançados se contar com o Orçamento Geral do Estado e financiamentos alternativos, de parceiros internacionais”, destacou.

O Fórum de Tecnologia e Educação, referiu, é uma oportunidade para debater mais sobre o desenvolvimento tecnológico e como a educação e o ensino superior podem contribuir neste setor.

O que está em causa não é somente a instalação de infraestruturas tecnológicas, mas, acima de tudo, a formação de competências para saber lidar com as tecnologias”.

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, garantiu, tem estado a trabalhar para desenvolver estratégias e políticas para a implementação de programas tecnológicos e digitais, capazes de tornar o sector adequado e ajustado aos desafios actuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui