Governo propõe o fomento da literacia digital e investigação na CPLP

1388

O Governo angolano propõem o fomento da literacia digital a nível das Tecnologias Comunicação e Investigação Científica na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo palavras da Vice-Presidente da República, Esperança Costa.

A dirigente que falava na abertura da XII Reunião de Ministros da Educação da CPLP, afirmou que a educação constitui bases assentes para o desenvolvimento sustentável, nos mais variados domínios na comunidade.

A CPLP deve, no seu conjunto, continuar engajada nas questões atinentes à educação, sobretudo, uma educação capaz de acompanhar as mutações que se operam no plano das tecnologias“, referiu.

A Vice-Presidente da República considerou também crucial a atenção as posições consertadas de cooperação, para segmentos específicos da educação, com ênfase para a educação financeira, a educação para a ação climática e a educação para as tecnologias, com forte incidência para a tecnologia digital.

Esperança Costa salientou ainda a necessidade de se introduzir à iniciação ao cálculo matemático, às línguas e às TICs, sem esquecer a componente da ética, sendo também dado assente que a educação deve estar voltada para a humanização.

Neste quadro, disse que a educação deve estar ao serviço do desenvolvimento, da paz, da harmonia social e da busca de soluções de problemas locais e globais.

MAIS: Mediatecas e Digital.ao permitem o aumento da literacia digital

Recordou que no âmbito da preocupação de conferir melhor qualidade à educação, foi realizada, em 2022, a II reunião Extraordinária de Ministros da Educação que aprovou o Plano de Ação de Cooperação Multilateral da Educação na CPLP 2022 – 2024.

A reunião, que juntou os membros da CPLP para a área da educação, decorreu sob tema, “Promoção da Cooperação Educacional com vista à Transformação dos Sistemas Educativos na comunidade”.

O certame visa também proceder à avaliação do Plano de Ação de Cooperação Multilateral em Educação na CPLP 2022 – 2024, efetuar o lançamento oficial da Iniciativa “Escolas Amigas da CPLP”, assim como promover a cooperação entre a CPLP e Organizações Internacionais com realce para a UNESCO.

Durante o encontro, os ministros da educação da CPLP, vão prestar especial atenção ao contexto mundial e buscarem, por via de troca de experiências sobre ações de cooperação bilateral, promover o multilateralismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui