Governo vai apostar nas TICs para a modernização da governação e desenvolvimento social

848

O Governo Angolano definiu o sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação como fundamental no processo de modernização da governação pública, desenvolvimento social e económico, inclusão social, melhoria das condições de vida da população e acesso à informação.

A informação foi revelada num comunicado afeto ao Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, assinalado ontem(17), onde se salienta o papel primordial que as Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham no apoio ao processo de desenvolvimento socioeconómico, na luta contra a pobreza e na prossecução dos Objetivos do Milénio.

Como resultado do trabalho do Executivo, projetos, programas e ações desenvolvidas e em desenvolvimento têm produzido resultados satisfatórios, fundamentalmente na melhoria contínua da prestação regular e universal dos serviços públicos básicos de telefonia, acesso à Internet e serviços associados”, pode ler-se na nota.

O executivo frisa que no âmbito do Programa Espacial Nacional (PEN), no dia 12 de outubro de 2022 foi feito o lançamento em órbita do ANGOSAT-2 e, em janeiro último, o país testemunhou a inauguração e a entrada em funcionamento do Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), uma infraestrutura inteligente capaz de operar vários satélites em simultâneo.

MAIS: Angola no top 10 dos países com melhores preços nas telecomunicações

O documento destaca ainda a criação de um Sistema de Observação da Terra (SOT), onde várias aplicações têm sido desenvolvidas, oferecendo benefícios reais à sociedade, onde se destacam sectores como o da Agricultura, Ordenamento do Território e o de exploração de recursos naturais.

A formação e capacitação de quadros constitui um pilar essencial na materialização dos programas, projetos, ações no sector das TICs, de acordo com a nota de imprensa, que dá conta que, recentemente, três angolanos mereceram destaque entre os dez melhores engenheiros com menos de 30 anos de idade na indústria espacial africana.

A comunicação em alusão ao Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação dá a conhecer que Angola lidera o Comité de Satélite Partilhado da SADC e é o ponto focal da região junto da União Internacional das Telecomunicações para as questões relacionadas com as posições orbitais.

A solução tecnológica Tech-Gest foi selecionada para o Top 100 Global projetos de inteligência artificial focados nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como o Tech-Gest, serviço que faz recurso a imagens de satélites atualizadas e de alta resolução para o monitoramento de infraestruturas, gestão de ativos, deteção de mudanças, mapeamento do uso e ocupação dos solos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui