
O grupo de hackers ShinyHunters afirmou ter acedido a dados de utilizadores premium do site de conteúdos para adultos Pornhub, ameaçando tornar as informações públicas caso a empresa não pague um resgate em criptomoedas.
Segundo os atacantes, parte da base de dados já foi divulgada como forma de pressão. Até ao momento, dados de 14 utilizadores do serviço premium terão sido partilhados online.
A agência Reuters confirmou a autenticidade das informações com pelo menos três ex-utilizadores afectados, dois no Canadá e um nos Estados Unidos. De acordo com estas fontes, os dados são reais, embora tenham vários anos.
Em declarações à Reuters, o grupo ShinyHunters afirmou estar a exigir o pagamento de um resgate em Bitcoin para impedir a publicação completa dos dados e garantir a sua eliminação definitiva. Os hackers recusaram-se, no entanto, a revelar como conseguiram aceder às informações.
A violação de dados foi inicialmente noticiada pelo portal especializado em cibersegurança BleepingComputer. Até ao momento, o Pornhub não comentou oficialmente o incidente.
O ShinyHunters é um grupo já conhecido no meio da cibercriminalidade, associado a vários ataques de grande impacto nos últimos meses, incluindo o roubo de dados de clientes da Salesforce e de cadeias de retalho de luxo no Reino Unido.
O Pornhub afirma receber mais de 100 milhões de visitas por dia, sendo uma das plataformas digitais mais populares do mundo, o que volta a levantar preocupações sobre segurança digital, protecção de dados e privacidade dos utilizadores.
FONTE: SIC NOTÍCIAS








