INIQ vai continuar a apostar na verificação metrológica com a transformação digital

1103

O Instituto Nacional das Infra-estruturas da Qualidade (INIQ) vai continuar a apostar na verificação e calibração metrológica dos equipamentos, visto que a metrologia é um subsistema da qualidade, por isso é necessário que os empreendedores, os académicos e os industriais tenham em conta os princípios desta ciência.

Essas medida foi instada pela directora-geral deste instituição pública, Olga Dicamba, falando na abertura do workshop “Metrologia na era digital”, sublinhado que as oportunidades trazidas pela transformação digital serão realizadas rapidamente se a infra-estrutura de qualidade, de cada país, poder ser adaptada para promover e utilizar novas tecnologias digitais que gerem e utilizem dados justos.

De informar que a metrologia é uma ciência que estuda a medição e os instrumentos de medidas, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços.

MAIS: Clientes podem processar operadoras de telefonia móvel por mensagens indesejadas

Sobre a sua aplicação em território nacional, as iniciativas sobre a metrologia são geridas pelo INIC, órgão responsável pela gestão do sistema de controlo metrológico de todos os instrumentos de medição e verificação metrológica de instrumentos usados nas transacções comerciais na saúde e segurança, entre outros, garantindo rigor nas medições em todo o território nacional.

Entre essas situações, está o aumento das acções de verificação metrológica das balanças, bombas de abastecimento de combustível, sistemas de gestão de parques de estacionamento, bem como na criação de condições para instalação de infra-estruturas de qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui