[ Jogos] Sport Tv transmite o documentário The Football Manager : Uma Realidade Alternativa.

1214

No passado dia 7 o canal desportivo Sport Tv transmitiu por volta das 19 horas em simultâneo para 46 países um “pequeno” documentário sobre o jogo Football Manager. Contando com antigas estrelas de futebol como Albertini e Solskjaer entre outras personalidades do mundo do futebol e dos desportos electrónicos, este é um documentário para ser visto por qualquer fã de futebol, quer na sua vertente real como na sua vertente virtual.

footba

Como é que um jogo que consistia em apenas texto, ou seja sem gráficos alguns, consegue se tornar numa das séries de jogos mais longa da historia dos vídeo jogos? Como é que um jogo lançar um novo título quase todos os anos desde 1992 e não só se manter fresco e interessante como se tornar num dos jogos mais jogados no mundo inteiro? Como é que um vídeo jogo, que por definição é algo virtual, consegue chegar ao ponto de afectar o mundo real que ele pretende simular?

São essas e outras questões que neste documentário se tenta responder em 50 minutos. Embora não tenha em grande parte abordado a experiência do jogador casual, ou simplesmente não fanática pelo jogo e no que toca á interacção entre os jogadores, o jogo se tenha focado mais na experiência daqueles jogadores mais dedicados ao jogo (ao ponto de por exemplo acordar a mulher ao meio da noite na véspera de um dia importante só para lhe dizer que acabou de ganhar a liga dos campeões no jogo). Este é um documentário que consegue demonstrar bem a paixão que esta simulação da experiência de um treinador gera nos jogadores. Durante este documentário ficamos também a conhecer um pouco do começo e historia do jogo, que cuja a ideia chegou a ser rejeitada pela Eletronic Arts, saber que afinal é um jogo bastante jogado por entre os jogadores e treinadores de futebol (deve ser engraçado poder jogar contigo mesmo), que já foi varias vezes utilizado por clubes e até selecções levando por exemplo o Celtic a querer contratar o Leonel Messi quando este tinha cerca de 16 ou 17 anos e os jogadores da selecção da Itália a darem informações sobre os jogadores adversários utilizando o jogo.

Ao ver este documentário identifiquei-me em grande parte com os jogadores que falaram sobre a sua experiência com o jogo (embora nunca tenha chegado ao ponto de vestir um fato para jogar uma final no jogo). Adorei ver o jogo retratado com algo impressionante pela positiva para quem não é gamer e fiquei ainda mais convencido que o Sporting Clube de Portugal deve mesmo ter utilizado o Football Manager para definir o Jonathan Silva como alvo de contratação, afinal é um dos defesas esquerdos mais promissores do FM 14 e quem sabe o Augusto Inácio até usou a database que nós no Menos Fios criamos para vocês pouco depois do jogo ter saído .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here