[Jogos] Torneio Kwata-Kwata foi realizado

844

Realizou-se no passado sábado dia 23, em Luanda, o torneio Kwata-Kwata e o Menos Fios esteve presente.

loggo

Eram 10 horas da manhã quando pude chegar ao local, e apesar de ter chegado antes da hora já pude ver vários jogadores que ajudavam o organizador na montagem do palco onde se daria o regresso do PC Gaming competitivo a Angola. No inicio do torneio houve alguns pontos fracos como os habituais atrasos na chegada dos jogadores, que fizeram o torneio começar 2h horas após o previsto. Para além do atraso, vários jogadores não prepararam o seu PC antes do torneio tendo sido constantemente afligidos com os problemas técnicos nos PCs, que causaram ainda mais atrasos em praticamente todas as rondas.

1

Infelizmente durante o torneio pude ver  alguns  jogadores  após terem terminado as suas rondas a irem a mesa de outros jogadores que ainda a disputavam as suas partidas e tentarem ajudar dizendo como eles deviam agir, divulgando por vezes informações que tinham obtido por observar o jogo dos adversários desse jogador. O clima para  competição durante as rondas não era o melhor  visto que vários jogadores após terminarem a sua ronda, depois do habitual e compressível  festejo da vitória, circulavam por entre as mesas, falando ora tom regra geral normal ora em tom alto por causa da excitação. A todo este clima juntava-se o som do jogo de alguns dos jogadores que não levaram auriculares e ligaram as colunas do portátil.

2

No entanto não se pode culpar a organização do torneio por tudo, muito pelo contrário, a organização do torneio esteve impecável, e fora um pequeno soluço ou outro que pouco  afectaram o torneio, foi sempre sendo capaz de contrariar de forma eficaz e criativa os muitos problemas que iam aparecendo. Apesar de tudo o torneio foi bastante bom.  Existia um clima de amizade, de camaradagem, de irmandade entre os jogadores, e fora uma demonstração de falta de desportivismo por parte de uma das equipas na ultima ronda, os jogadores trataram de forma bastante amigável mesmo os outros jogadores que ainda não conheciam, partilhando a sua comida e bebida com todos, estendo a mão com um sorriso na cara para os adversários que os tinham acabado de derrotar e ajudando até os seus adversários com os problemas técnicos que já referi.

No que toca ao jogo em si o torneio foi um imenso sucesso, com equipas extremamente competitivas sempre a lutarem pelo título. Alias na última ronda apenas uma das 6 equipas estava fora da corrida pelo título o que nos proporcionou uma ronda bastante emotiva e competitiva. Durante o torneio os jogos poucas vezes foram totalmente dominados por uma das equipas e foram na maioria das vezes muito agradáveis de se ver, com tácticas a serem aplicadas para contrariar outras tácticas que por sua vez eram mudadas para contrariar as novas tácticas dos inimigos e com vários jogadores de topo a não só demonstrarem toda a sua habilidade como a darem suporte aos jogadores mais fracos.

3

No final venceu a “equipa 5” que beneficiou da surpreendente derrota da “equipa 1” na ultima ronda. Talvez pelo torneio não ter sido por clans, ou talvez pelo clima relaxado  e apesar de os jogadores terem disputado aguerridamente pela vitoria com toda a sua habilidade não importava muito quem iria vencer, os jogadores mostraram estar ali mais pelo prazer de jogar e pelo prazer de competir do que pelo prazer de vencer e isso, contribuiu bastante para tornar este torneio memorável. Este foi um torneio competitivo, com um clima amigável e de camaradagem, com bons jogadores e jogos ainda melhores e resumidamente um bom torneio que só não foi melhor porque regra geral vários jogadores não deixaram.

4