Num novo relatório que abrange o 2.º trimestre de 2024 e o 1.º trimestre de 2025, a Kaspersky encontrou mais de 250 000 ciberataques disfarçados de anime popular, entre outros programas e plataformas de streaming preferidos por um público mais jovem.
Mais de 65% da Geração Z vê regularmente anime, o que faz deles a geração mais empenhada em anime da história. Os especialistas da Kaspersky selecionaram cinco títulos de anime populares entre a Geração Z: Naruto, One Piece, Demon Slayer, Attack on Titan e Jujutsu Kaisen. Os cibercriminosos estão a utilizar cada vez mais anime e outros favoritos da Geração Z como isco.
Foram feitas 251.931 tentativas para entregar malware ou ficheiros indesejados disfarçados com os nomes de títulos populares de anime. Os cibercriminosos estão a explorar a confiança e o amor que a Geração Z tem por estas séries, muitas vezes atraindo-os com promessas como “episódios exclusivos”, “cenas vazadas” ou “acesso premium”.
Naruto, uma série de anime, tem sido a mais visada pelos cibercriminosos devido à sua popularidade e momentos virais. Nas últimas duas décadas, foi utilizada como isco em 114 216 tentativas de ataque, seguida de Demon Slayer com 44 200. Attack on Titan, um favorito de longa data, ficou em terceiro lugar com 39 433 tentativas detectadas de distribuição de conteúdos maliciosos.
À medida que a vida quotidiana da Geração Z se torna inseparável das plataformas de streaming, dos espaços de fandom e das comunidades das redes sociais, as ciberameaças evoluem para refletir os seus interesses. Para enfrentar este desafio, a Kaspersky lançou um jogo interativo online, “Case 404”, concebido especificamente para a Geração Z.
Clique aqui para acessar o site do jogo e fazer seu cadastro. Lembre-se: o jogo está disponível também em português!
Para além da anime, a Kaspersky também analisou 5 filmes e séries icónicas que continuam a ter impacto na Geração Z: Shrek, Stranger Things, Twilight, Inside Out 2 e Deadpool & Wolverine. Só estes filmes e séries foram responsáveis por 43.302 tentativas de ataque, com um aumento acentuado da atenção dos cibercriminosos a estes títulos no início de 2025.
“À medida que o mundo do entretenimento continua a evoluir, o mesmo acontece com as tácticas utilizadas pelos cibercriminosos para explorar conteúdos populares, seja através de descarregamentos falsos ou de ofertas fraudulentas de produtos. Desde anime muito apreciado, como Naruto e Demon Slayer, até aos mais recentes sucessos de bilheteira, como Inside Out 2, os burlões encontraram novas formas de tirar partido da afinidade da Geração Z com a cultura digital e as plataformas de streaming.
Com o aumento destas ciberameaças, é mais importante do que nunca que os jovens utilizadores se mantenham vigilantes e saibam como se proteger online”, comenta Vasily Kolesnikov, especialista em segurança da Kaspersky.