Músico “Kid MC” utiliza a hashtag #SOMBRA como título do seu novo álbum

2134

KidMC_Sombra

Um pouco por toda cidade de Luanda, os muros e paredes dos locais mais vistosos encontram-se “decorados” com panfletos anunciando o lançamento do novo álbum do rapper angolano Kid MC, você poderá estar a perguntar-se o que faz um rapper em um site de tecnologia, calma que eu já explico! A grande novidade é que o rapper decidiu inovar na escolha do título do álbum utilizando uma hashtag, #SOMBRA.

Para os simples mortais, que não falam a língua dos NERDs, aqui vai a definição de hashtag, pela Wikipédia:

Hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo “#”, que designam o assunto o qual está se discutindo em tempo real no Twitter e também foi adicionado ao Facebook. As hashtags viram hiperlinks dentro da rede e indexáveis pelos mecanismos de busca. Sendo assim, usuários podem clicar nas hashtags ou buscá-las em mecanismos como o Google para ter acesso a todos que participaram da discussão.

A utilização de hashtags, quando bem feita, é uma excelente estratégia para integrar pessoas em torno de um tema ou evento. Normalmente, o mediador indica a hashtag a ser utilizada (neste caso, o Kid MC) qualquer pessoa que fizer um post relacionado ao assunto poderá incluir a hashtag no texto, que se transforma automaticamente num link. Ao clicarmos neste link ou fazendo uma busca na barra de pesquisa com a hashtag somos direcionados para uma espécie de “mural colaborativo” onde aparecem listados todos os comentários sobre o assunto em questão.

Nesse caso, se eu quiser acompanhar o que o pessoal do Facebook está a dizer sobre o novo álbum do Kid MC eu simplesmente vou à barra de pesquisa, procuro por: #SOMBRA e aparece algo como na imagem abaixo.

Sem TítuloSe experimentou pesquisar a hashtag #SOMBRA percebeu que aparecem posts que não têm nada haver com o álbum do Kid MC, esse choque acontece porque a palavra “sombra” é muito comum e usada para muitas coisas. Como disse acima, a utilização das hashtags deve ser bem feita, uma boa dica é não usar uma palavra muito comum ou combinar palavras, ex: #SombraKidMC

Caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre como utilizar as hashtags, leia o artigo “O manual de como usar #hashtags no Facebook… for dummies!” publicado pela youPIX. Aproveite para deixar aqui um comentário sobre como tem utilizado ou pretende utilizar as hashtags.

Facto curioso: O rapper Dji Tafinha, que há algum tempo teve divergências “beefes” com o Kid MC, utlilizou no panfleto do seu último álbum a tecnologia QR Code. Será que o “beef” agora é tecnológico?