21.8 C
Angola
Domingo, Fevereiro 1, 2026
Início Angola Mais de 40 Angolanos participam em curso sobre sustentabilidade na força de...

Mais de 40 Angolanos participam em curso sobre sustentabilidade na força de trabalho espacial

1488

Mais de 40 profissionais e estudantes angolanos de todo o país estão a participar do curso internacional “Construindo capacidade sustentável na força de trabalho espacial angolana: oportunidades e desafios”, soube a redacção da MenosFios através de uma nota do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

O ciclo formativo é ministrado pelo autor e sócio da Teaching Science & Technology (TSTI), Jerry Jon Sellers, o curso, com duração de dois meses, é derivado do bestseller Understanding Space: An Introduction to Astronautics (Compreendendo o Espaço: Uma Introdução à Astronáutica), e tem como objectivo transferir conhecimento sobre o sector Espacial.

Pelo que revela a nota, as projecções indicam que, até 2035, a economia espacial se pode expandir para USD 1,8 trilião, impulsionada por avanços na tecnologia de satélites, serviços de lançamento e aplicações espaciais.

Há a previsão de lançamento de mais 105 satélites até 2026. Entretanto, a indústria espacial debate-se com a escassez de força de trabalho qualificada, num momento em que há a estimativa de geração de 80 mil vagas de emprego até 2025.
Tendo isso em consideração, 40 participantes das 18 províncias foram seleccionados, a partir do engajamento nas actividades deste ano da Semana Mundial do Espaço em Angola, para fazerem esta formação internacional.
De informar que entre os temas a serem estudados constam “O Estado do espaço em África”, “Desafios da força de trabalho na indústria aeroespacial”, “Importância do treinamento para a força de trabalho aeroespacial”, “Programa de qualificação do operador ANGOSAT (AOQP)”.

A TSTI oferece mais de 80 cursos de Engenharia de sistemas espaciais por ano, que abrangem desde treinamento básico fundamental, ferramentas e técnicas, até aplicações avançadas no sector Espacial. Ao longo dos anos, a TSTI tem formado especialistas da NASA, ESA e do GGPEN, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui