Ministro do interior quer usar tecnologia para combater a criminalidade

1116

O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, em companhia  de uma Delegação do seu mais  altos dirigentes  deslocou-se à China, em missão oficial de Serviço, para avaliar a evolução dos sistemas que  a empresa CEIEC, está   desenvolver   para a implementação do Centro Integrado de Segurança Pública

Durante o seu  trabalho, a Delegação angolana visitou a sede da CEIEC,  que foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da referida empresa. Foram discutidos aspectos relacionados com a inauguração da primeira fase do CISP.   A China National Electronics Import e Export Coporation (CEIEC) desenvolve uma parceria estratégica com o Ministério do Interior que, entre outras, se consubstancia na criação, construção, implementação e soluções tecnológicas que complementarão o Sistema Integrado de Segurança Pública.

Segundo Eugénio Laborinho, o CISP é uma estrutura que irá auxiliar os órgãos de defesa e segurança pública na manutenção da ordem e tranquilidade públicas.

A sua construção, na primeira instância, irá abranger as províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Huíla até chegar  `às demais províncias do país.

Para a mais alta entidade do MININT, por orientação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, a inauguração da primeira fase do CISP já está prevista para o o corrente mês.

Eugénio Laborinho adiantou igualmente que  o centro de Segurança Pública será regulado por uma lei específica, isto é, a lei sobre o Sistema de Vídeo e Vigilância, aprovada  pela Assembleia Nacional, faltando, somente, a sua entrada em vigor. De realçar que o CISP visa ampliar a capacidade de intervenção, acção, respostas e de esclarecimentos das acções de natureza criminal.

O Ministério do Interior tem  algumas dificuldades, no que diz respeito a prevenção e combate ao crime devemos imediatamente mudar esse quadro, bem como gostaríamos que a CEIEC pudesse deixar a sua marca em Angola, no domínio da segurança pública, frisou o Ministro do Interior.