Moçambique deve abraçar a cultura digital

1975

O maior volume de negócios nos dias que correm são feitos no mundo digital, daí que Moçambique precisa retirar proveitos dessas plataformas digitais, de acordo com vários especialistas no decurso da conferência lusófona das ciências de comunicação. Em voz uníssono os painelistas defendem que é preciso inculcar a cultura digital nos cidadãos para alcançar o desiderato.

Intervindo no ato da conferência, a professora Esselina Macome, que falava na qualidade de moderadora referiu que não raras vezes as empresas confundem em que momento deve-se competir e colaborar pelo facto de se ter herdado a máxima de que “o segredo é a alma do negócio“.

Para Esselina Macome, não haverá transformação digital sem aposta em parcerias e trabalho colaborativo, se cada um quiser fazer sozinho não irá chegar longe. No mundo digital o segredo está na colaboração, enfatizou.

Ainda há muita resistência das pessoas sobre onde podem colaborar e onde podem competir. Pensam que em tudo é competição“, disse.

É preciso olhar a educação como motor para a transformação digital, criando mais investimentos, pois se houver mais competência vai potenciar a mudança de mentalidade. O presidente do conselho de administração dos Aeroportos de Moçambique, Américo Muchanga, observou ser urgente a digitalização dos serviços em toda a sua plenitude.

Para Muchanga o país é vasto e em algumas vezes, cidadãos percorrem distâncias na procura dos serviços de internet, daí que na sua opinião é preciso obter o serviço a partir do ponto em que se encontra sem precisar percorrer muito, isso ia contribuir sobre-maneira para um passo em frente.

Precisamos criar uma identidade digital através de um sistema que permita que as pessoas acedam os serviços de forma remota e identificar de forma individual e certa“, afirmou acrescentando a necessidade de consolidar os instrumentos existentes.

Para o representante do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) é preciso estender as infraestruturas digitais para o processo de digitalização e transformação digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui