Moçambique: Ministério da Ciência e Tecnologia propõe revisão do Ensino Superior no país

0
958

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) de Moçambique submeteu uma proposta de revisão do pacote legislativo do subsistema de ensino, com objectivo de adequá-lo às demandas actuais pedagógicas, científicas, tecnológicas e da economia de mercado, revela o jornal Notícias.

Segundo o que foi revelado, por Daniel Nivagara, falando durante a abertura  da 1° Sessão Ordinanária do Conselho do Ensino Superior-2022, a proposta foi apresentada ao Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES), na semana passada, e depois seguirá ao Conselho de Ministros.

Nas palavras do Ministro, a revisão do diploma constitui uma oportunidade importante para a renovação da visão, missão e objectivos do subsistema moçambicano, além de ajustá-lo à dinâmica do país, bem como global.

há necessidade incontornável de assegurar a inclusão e valorização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como a modernização digital nos processos de reformulação, adequação, renovação do quadro legal, regulamentar e de gestão do sector”, disse o Ministro.

MAIS: Moçambique: Instituto regulador procura novo provedor de cartas de condução biométricas no país

Ainda no evento, Daniel Nivagara informou que estão também sob análise e revisão outros instrumentos de governação e gestão do subsistema, tais como o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) e o Regulamento de Inspecção dos estabelecimentos.

De informar que actualmente Moçambique conta com 56 instituições do Ensino Superior, dos quais 22 do sector públicas, com mais de 230 mil estudantes e mais de 14 mil docentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui