29.2 C
Angola
Sábado, Julho 25, 2026
Início Angola Movicel perdeu cerca de 25 mil subscritores/mês desde 2019

Movicel perdeu cerca de 25 mil subscritores/mês desde 2019

A Movicel encolheu de mais de 2,1 milhões de subscritores em 2019 (14% do mercado) para cerca de 302 mil no final de 2025 apenas 1% da quota, segundo dados do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) citados pelo jornal Expansão (edição de 24 de Julho de 2026).

77

A leitura técnica ajuda a explicar a queda. A operadora arrancou sobre CDMA, tecnologia em que a identidade do assinante fica presa ao aparelho, sem SIM removível. A Unitel entrou em 2001 já com GSM, cujo SIM removível permitia trocar de telefone livremente uma vantagem decisiva de flexibilidade para o utilizador. A Movicel só obteve autorização para migrar para GSM após 2009, e esse atraso na modernização da rede pesou de forma determinante.

Do ponto de vista da arquitectura de rede, a dependência do CDMA deixou a Movicel isolada num ecossistema em desaceleração global, enquanto o GSM (e a subsequente evolução para 3G/4G) concentrava a esmagadora maioria dos terminais, do roaming internacional e da cadeia de fornecimento. Cada ano de atraso na migração significou terminais mais caros e escassos, menor interoperabilidade e uma base de clientes cada vez mais difícil de reter e um efeito de rede que jogou sistematicamente contra a operadora.

O final de 2022 foi o ano de maior queda: perto de 510 mil clientes abandonaram a operadora

A degradação agravou-se com a falta de investimento em infraestrutura: sendo o sector de capital intensivo, a rede não foi modernizada nem mantida ao ritmo necessário, e a qualidade de serviço caiu. Sem investimento suficiente para densificar cobertura, actualizar o core e acompanhar a procura por dados, a operadora entrou numa espiral: pior serviço, mais saídas de clientes, menos receita para reinvestir.

A empresa tem em curso um plano de reestruturação que passa pela modernização da infraestrutura, reforço da capacidade financeira e revisão da oferta comercial. Segundo fonte ao Expansão, trabalha-se activamente na entrada de um novo parceiro estratégico que permita capitalizar e acelerar a recuperação.

Entretanto o mercado cresceu para mais de 28,4 milhões de SIMs activos em 2025, distribuídos essencialmente entre Unitel (73%) e Africell (25%), com a Movicel reduzida a uma fatia residual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui