Nigéria lança academia virtual focada em privacidade e proteção de dados

O governo nigeriano lançou a Virtual Privacy Academy, uma nova plataforma de formação digital destinada a aprofundar a proteção de dados e as políticas de privacidade nos sectores público e privado.

106

O Ministro das Comunicações, Inovação e Economia Digital, Bosun Tijani, revelou a iniciativa durante a 8.ª conferência anual da Rede de Autoridades Africanas de Proteção de Dados, que teve início ontem em Abuja.

A conferência de três dias, intitulada “Equilibrar a inovação em África: Proteção de Dados e Privacidade em Tecnologias Emergentes”, atraiu participantes de mais de 30 países africanos, bem como da Europa, Ásia, Médio Oriente e Estados Unidos.

O Dr. Tijani sublinhou que a academia faz parte da estratégia da Nigéria para capitalizar os benefícios da economia digital, fornecer aos actores as ferramentas de que necessitam para navegar no perigoso panorama da governação de dados.

De acordo com Tijani, este projecto dará aos nigerianos a oportunidade de adquirir competências práticas em matéria de proteção de dados.

“Ao reconhecer a oportunidade em todo o nosso continente, criámos também um balcão de comércio digital, uma plataforma de balcão único para promover a necessidade de exportação da Nigéria e, ao mesmo tempo, desbloquear oportunidades de mercado global para as empresas tecnológicas.

Zâmbia implementa sistema nacional de identificação digital

Enquanto que, Vincent Olatunji, Comissário Nacional da Comissão de Proteção de Dados da Nigéria, destacou os recentes marcos da governação de dados da Nigéria durante o seu discurso.

Olatunji observou que, poucos anos após a criação da comissão, o ecossistema de proteção de dados gerou uma receita acumulada de mais de US$ 10 milhões e criou cerca de 23.000 empregos.

Olatunji exortou os países africanos que ainda não aprovaram leis de proteção de dados a fazê-lo, sublinhou que “quadros sólidos de proteção de dados não são barreiras à inovação, mas sim facilitadores de uma economia digital resiliente e inclusiva”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui