SOBA e-Music, plataforma digital angolana de venda de música será apresentada esta semana

3285

O indústria musical tem mudado radicalmente. As vendas de discos físicos têm decaído e as vendas digitais têm aumentado em todo mundo.

Angola não seguirá um rumo diferente. Um dos factores que vem atrasando essa “digitalização” está associado à formas de pagamento. Já existem soluções para dispositivos móveis, com pagamentos associados a UTT, mas com limitação para reprodução das músicas em diversos dispositivos (mobile+desktop).

Parece que a questão da limitação será ultrapassada agora com o nascimento em Angola de uma solução para que artistas possam vender as suas músicas online em Kwanzas, sejam eles independentes, ou mesmo agenciados por editoras, que queiram levar o seu trabalho para um patamar diferente, garantindo aos mesmos que sejam compensados por cada vez que a música é comprada pela plataforma: SOBA e-Music (www.soba-store.com)

À semelhança de outras plataformas mundialmente conhecidas que permitem que as músicas cheguem aos fãs de forma digital, a SOBA e-Music surge como a primeira plataforma angolana de venda e distribuição de música digital. A grande novidade é que a plataforma permite que todos os pagamentos sejam feitos em Kwanzas, sem a necessidade de o usuário possuir um cartão de crédito, como é habitual.
A plataforma teve o seu início piloto em Setembro de 2018, e foi responsável pelo lançamento da última obra discográfica da artista Aline Frazão, Damani Van-Dunem, e Dream Boyz, em formato digital. A equipe garante que o que aconteceu é apenas o início daquilo que é realmente a essência e grandiosidade do projecto, levado a cabo por uma equipa jovem e competente.

Foi gerado em torno de meio-milhão de Kwanzas em vendas de música online pela nossa plataforma em duas semanas após irmos ao ar. Nada nos deixa mais confiantes de que Angola está preparada para essa parte da era digital. É um esforço que depende de várias variáveis, incluindo a penetração e acesso à Internet, e maior inclusão, porém acreditamos que temos trabalhado arduamente para dar a nossa contribuição naquilo que nos compete dentro do ecossistema”, afirma o CEO e Fundador da SOBA, Cláudio Kiala.

Lançamento oficial

A SOBA e-Music será lançada oficialmente nesta Quinta-feira, dia 18 de Outubro, às 18h no Jade Rooftop (Marginal), contando com a presença de artistas, imprensa, influenciadores, fãs e parceiros.

A SOBA e-Music é uma marca do grupo SOBA Empreendimentos, e funciona no mercado angolano com soluções de comércio electrónico e pagamentos online, o que faz com que os usuários, a partir de uma conta criada gratuitamente no site (www.soba-store.com), consigam abastecer a mesma de forma simples, eficiente e instantânea (sem a necessidade de transferências bancárias e envio de comprovativos), uma vez que a empresa está presente em todos os multicaixas do país, Internet e Mobile Banking, e ainda quiosques e aplicativos Xikila Money.

A equipe MenosFios estará presente no lançamento da plataforma e promete trazer todas as novidades do evento.