Nigéria lança programa de pesquisa em IA para apoiar startups

1728

A Nigéria criou um regime de investigação em inteligência artificial (IA) para prestar assistência financeira às empresas e aos investigadores que se dedicam à IA. Esta iniciativa concederá fundos a 45 empresas e investigadores qualificados para ajudar os seus projetos a progredir.

A iniciativa foi anunciada por Bosun Tijani, o Ministro das Comunicações, da Inovação e da Economia Digital, quando abriu o concurso. O objetivo fundamental deste programa é promover uma utilização mais ampla da IA, a fim de aumentar a competitividade global da Nigéria.

De acordo com o plano, a agricultura, a educação e a força de trabalho, as finanças, o governo, os cuidados de saúde, os serviços públicos e a sustentabilidade estão entre as áreas de concentração deste projeto de investigação.

Para serem elegíveis para uma subvenção, os candidatos devem associar-se a uma parceria com uma empresa startup ou tecnológica, um investigador universitário nigeriano ou um investigador estrangeiro.

A sua proposta de investigação deve ser relevante para as prioridades do governo em matéria de IA. Os candidatos devem também apresentar uma proposta que descreva em pormenor a sua iniciativa e o seu potencial impacto económico na Nigéria.

“Lançamos o Esquema de Pesquisa de Inteligência Artificial da Nigéria para financiar 45 consórcios de startups e pesquisadores para permitir que eles explorem mais oportunidades para aprofundar o seu trabalho e construir um ecossistema de IA sustentável na Nigéria”, disse o Ministro ao anunciar a estreia do esquema. “Estamos a encorajar os pesquisadores e as empresas de IA a se candidatarem a subsídios de até 5 milhões de Naira como parte dos esforços do nosso ministério para promover a inovação, aumentar a eficiência em setores cruciais e posicionar a Nigéria como um centro global para aplicação de tecnologia de IA.”

O período de inscrição deste esquema começou em 13 de outubro de 2023 e terminará em 15 de novembro de 2023. Todas as candidaturas devem ser apresentadas através do canal de Internet aprovado fornecido pelo Ministério. Um painel de avaliação de profissionais de IA analisará as propostas, e os candidatos pré-selecionados serão notificados por e-mail e convidados para entrevistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui