19 C
Angola
Sábado, Janeiro 24, 2026
Início África Países africanos procuram estreitar relações no domínio das TICs com Angola

Países africanos procuram estreitar relações no domínio das TICs com Angola

2361

Vários países africanos procuram estreitar relações no domínio das TICs com Angola, segundo o ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

O governante falava depois de uma audiência conjunta com os embaixadores do Gabão, Marrocos e da Zâmbia, onde informou que o Livro Branco das TICs define os caminhos para transformação neste domínio.

Mário Oliveira ressaltou que o encontro serviu para abordar a necessidade de maior estreitamento das relações nos sectores das telecomunicações, realçando o interesse dos diplomatas no programa espacial de Angola em particular no Angosat 2.

O Angosat 2 tem suscitado muito interesse de vários países africanos e manifestamos a grande vontade do governo angolano em estreitar a cooperação interafricana no domínio do satélite“, disse o ministro, frisando a necessidade de outras reuniões para a criação de condições para a materialização desta parceria.

MAIS: Governo quer tornar o país numa “hub regional das telecomunicações”

Já Saadia El Alaoui, embaixadora do reino de Marrocos em Angola, mostrou estar muito satisfeita e que o encontro serviu para falar sobre aspetos ligados em diferentes áreas e aspetos, aos programas tecnológicos e de telecomunicações.

Por sua vez, o diplomata gabonês, Guy Blaise, referiu  que há necessidade de uma parceria no sector em África para servir os países e alavancar a economia do continente.
Quanto Lawrence Chalungumana, embaixador da Zâmbia, disse que o seu país está  preparado para cooperar com Angola nas áreas das telecomunicações e tecnologias de informação, nomeadamente com base no Angosat 2 e na área de fibra óptica.
Acreditamos que essa cooperação é um item bastante importante, precisamos realçar que África tem falado mais sobre matérias bastante importantes voltadas a partilha de informações em diversas áreas e outros continentes“, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui