Países africanos procuram estreitar relações no domínio das TICs com Angola

998

Vários países africanos procuram estreitar relações no domínio das TICs com Angola, segundo o ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

O governante falava depois de uma audiência conjunta com os embaixadores do Gabão, Marrocos e da Zâmbia, onde informou que o Livro Branco das TICs define os caminhos para transformação neste domínio.

Mário Oliveira ressaltou que o encontro serviu para abordar a necessidade de maior estreitamento das relações nos sectores das telecomunicações, realçando o interesse dos diplomatas no programa espacial de Angola em particular no Angosat 2.

O Angosat 2 tem suscitado muito interesse de vários países africanos e manifestamos a grande vontade do governo angolano em estreitar a cooperação interafricana no domínio do satélite“, disse o ministro, frisando a necessidade de outras reuniões para a criação de condições para a materialização desta parceria.

MAIS: Governo quer tornar o país numa “hub regional das telecomunicações”

Já Saadia El Alaoui, embaixadora do reino de Marrocos em Angola, mostrou estar muito satisfeita e que o encontro serviu para falar sobre aspetos ligados em diferentes áreas e aspetos, aos programas tecnológicos e de telecomunicações.

Por sua vez, o diplomata gabonês, Guy Blaise, referiu  que há necessidade de uma parceria no sector em África para servir os países e alavancar a economia do continente.
Quanto Lawrence Chalungumana, embaixador da Zâmbia, disse que o seu país está  preparado para cooperar com Angola nas áreas das telecomunicações e tecnologias de informação, nomeadamente com base no Angosat 2 e na área de fibra óptica.
Acreditamos que essa cooperação é um item bastante importante, precisamos realçar que África tem falado mais sobre matérias bastante importantes voltadas a partilha de informações em diversas áreas e outros continentes“, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui