23.3 C
Angola
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
Início Aceleração Digital Países da CPLP assinam “Carta da Comunidade” da governação electrónica

Países da CPLP assinam “Carta da Comunidade” da governação electrónica

2535

Os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram recentemente a “Carta da Comunidade”, que reforça a relevância da governação electrónica e da interoperabilidade dos sistemas governamentais para a transformação digital nos países membros da comunidade.

O documento assinado de Direitos e Princípios em Ambientes Digitais estabelece o compromisso dos Estados-Membros da CPLP de proteger os direitos digitais de seus cidadãos e promover a inclusão digital.

A Carta de Princípios reforça ainda a protecção dos direitos digitais, privacidade e inclusão digital para todos em perfeito alinhamento com o Plano de Acção para a Governação Electrónica da CPLP.

Pelo que informa a comunidade, o plano prevê ainda o melhoramento da eficiência dos serviços públicos por meio da troca de informações, interoperabilidade digital e tecnologias emergentes, bem como vusca harmonizar as legislações, promover a transparência e assegurar serviços públicos de qualidade, reforçando a cooperação internacional e a transformação digital nos Estados Membros.

MAIS: Comunidades as académicas da CPLP devem massificar o uso das TICs, defende Governo

A Carta, adoptada pelos Estados-Membros da CPLP finalisa que é importante promover uma transformação digital resliente e inclusiva, centrada no ser humano e orientada para o desenvolvimento sustentável, além de garantir a interoperabilidade dos sistemas governamentais e fomentar a alfabetização digital entre os cidadãos dos países membros.

Presente na assinatura, o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, frisou que a era digital tem realçado muitos benefícios justos e inclusivos para a sociedade mundial.

A Carta foi rubricada por representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe e Timor Leste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui