Pesquisadores Dinamarqueses conseguem recorde em transmissão de dados: 43 Tbit/s

2372

fibra-optica

Qual é a sua velocidade do seu plano actual de internet, 2 Mbit/s ? 4 Mbit/s? Imagine então se alguém lhe dissesse que é possível atingir velocidades que rondam os 43 Tbit/s !

A proeza foi realizada pelo High-Speed ​​Optical Communications Group (UHSOC), da DTU Photonics, um grupo de pesquisadores Dinamarqueses que conseguiu atingir a estonteante velocidade de 43 Tbit/s usando apenas um transmissor laser.

Para atingir esse novo recorde, a equipe de pesquisadores usou um novo tipo de fibra óptica, que está a ser desenvolvida pel gigante das telecomunicações japonesa, a NTT. A fibra contém 7 níveis, em vez de apenas um núcleo, usado nas fibras normais. Isso permite que se possa transmitir mais dados.

A cronologia dos recordes de velocidade em transmissão de dados é a seguinte:

  • Março 2009 : High-Speed ​​Optical Communications Group (UHSOC) da DTU Photonics, quando o grupo consegue enviar 1 terabit por segundo através de uma fibra óptica.
  • Outubro 2009: DTU Photonics, os pesquisadores definir recorde mundial através da transferência de 5,1 terabits por segundo. 
  • 2011 : DTU Photonics estabelece um novo recorde ao transferir 9,5 terabits por segundo.
  • 2014 : DTU Photonics bate um novo recorde mundial com a transferência de 43 terabits por segundo.

Com o aumento de tráfego mundial, essas pesquisas serão muito úteis futuramente, por isso os provedores de serviços apoiam cada vez mais iniciativas do género. Os beneficios para os utilzadores finais serão vistos daqui a algum tempo…

[Fonte]: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui