[Jogos] Playstation 4 anunciada

2624

ps4_logo

Na  madrugada de ontem durante o PlayStation Meeting 2013, que foi transmitido a partir de Nova York  ao vivo para o mundo inteiro a partir das 00 horas de Luanda, a Playstation 4 foi finalmente anunciada pondo assim fim aos muitos rumores sobre esta nova consola e os substituindo por factos. Embora a Playstation 4 em si não tenha sido mostrada foi uma madrugada cheia de novidades, tantas alias que nos foi difícil escolher o que vos informar. Se fossemos pôr neste artigo todos os detalhes deste encontro e todos os detalhes revelados à imprensa desde então, teríamos um autentico livro, portanto desde este evento temos navegado pela internet e foruns afora para descobrir o que os jogadores pelo mundo mais queriam saber e no final estas foram as perguntas mais frequentes :

Quais são as especificações da Playstation 4 ?

Em relação a hardware a PS4 é sem duvida melhor do que qualquer consola actualmente no mercado. Ela é capaz alias de competir com qualquer computador da actualidade, apesar de infelizmente embora não ter saído já estar ultrapassada pelos computadores topo de gama mais recentes. As specs da Playstation 4:

Processador principal Processador customizado com chip único;
Processador central x86-64 da AMD com oito núcleos ‘Jaguar’ de baixo consumo;
Processador gráfico de tecnologia Radeon, da AMD, com performance de 1,84 teraFLOPS (trilhões de operações de ponto flutuante, que é uma unidade de processamento gráfico)
Memória 8 GB GDDR5, com fluxo de 176 GB por segundo
Disco rígido Não revelado ainda
Leitor de disco Blu-ray de velocidade 6x;
DVD de velocidade 8x
Portas USB 3.0;
AUX (para a câmera PlayStation 4 Eye)
Comunicação Ethernet (com fio);
IEEE 802.11 b/g/n (sem fio);
Bluetooth 2.1 (com EDR, sem fio)
Saídas de áudio e vídeo HDMI
Analógica
Digital óptica (som)

Sim , mas o que isso quer dizer ? Qual a capacidade da consola ?

Tal como o quadro acima mostra, a Playstation 4 tem um chip customizado, um processador central x86-64 de oito núcleos ‘Jaguar’ da AMD (ou seja, arquitetura de PC de 64 bits) e um processador gráfico de tecnologia Radeon, também da AMD, capaz de chegar aos 1,84 teraFLOPS. Trocando por miúdos isto significa que a Playstation 4 é capaz de executar oito vezes mais o número de operações que o PlayStation 3 é capaz (230,4 gigaFLOPS).

Se compararmos a capacidade gráfica da PS4 com a de um PC, podemos dizer que ela tem um motor gráfico equivalente a uma HD 7850 um pouco melhorada. Esta é uma placa gráfica bastante boa, mas está longe de ser a mais recente, alias a AMD tem pelo menos 4 outras placas gráficas melhores que esta.

Com a PS4 a Sony claramente abriu guerra contra o “loading” o que é demostrado pela capacidade de memoria, nem mais nem menos do que 8Gb. Isto pode parecer pouco comparando com um PC mas se comprarmos com a Wii U que tem 2 Gb, com a Xbox 360 que tem 0,5 Gb e a PS3 que tem 0,25 Gb podemos nos aperceber o quanto esta consola será veloz.

Quando é que a Playstation 4 sai ?

Segundo a Sony a PS4 vai ser lançada “no período de festas” ou algures entra a semana de Acção de Graças até ao dia de Natal. No entanto tradicionalmente as consolas são lançadas em Novembro pelo que provavelmente a poderemos ver a ser lançada nessa altura.

Quanto é que vai custar ?

Infelizmente a Sony não revelou o preço ainda, sendo que deixou para a feira E3, que será em Junho, para revelar.

Quais serão as principais funcionalidades da Playstation 4 ?

Sendo uma consola de nova geração um dos pontos que podemos esperar é claro gráficos bastante melhorados. Como já referi, a Sony abriu guerra contra o “loading” e tornou esta a consola mais rápida feita até hoje, mas não se ficou por ai. Foi adicionada uma funcionalidade onde poderemos deixar a consola em modo de hibernação, ou seja “meio desligada” e retornarmos ao nosso jogo a qualquer momento. Será também possível fazer downloads de qualquer tipo enquanto se joga. Além disso, não será preciso que o download chegue a 100 por cento para se começar a jogar, bastará ter se uma pequena parte do download feito e já se poderá começar o jogo.

A PlayStation 4 terá um botão no seu novo controle para compartilhar experiências, podendo fazer o upload de fotos e vídeos no Facebook e fazer transmissões ao vivo dos nosso jogos no Ustream. Os nossos amigos irão poder comentar, dar dicas e até nos ajudar com itens para o jogou ou então controlando a nossa personagem e passando aquela parte onde estamos presos.

Poderei jogar jogos da Playstation 3 na Playstation 4 ?

Sim e não. Segundo a Sony a PS4 não será compatível (a nível de hardware) com os jogos da PS3, ou seja, DVD e jogos que foram “downloados” para a PS3 não irão correr na PS4. No entanto a Sony pretende oferecer jogos de gerações passadas(ou seja PS, PS2 e PS3) através de um sistema cloud. Neste serviço, o PlayStation Cloud, os jogos serão on demand através da internet.

Como já referi antes a quantidade de informação que foi revelada desde a madrugada de ontem foi de tal forma enorme que teremos que preencher volumes e volumes aqui no site. Sim teremos que o fazer pois muito ainda ficou por desenvolver, muita informação menos pertinente ficou por revelar e bastante sobre a nova geração do console gaming ficou por vos informar, por isso iremos continuar a vos informar nos próximos dias, enquanto as outras informações deste anuncio são desenvolvidas e ganham mais conteúdo.

Entretanto aqui fica o vídeo do PlayStation Meeting 2013, embora muito mais tenha sido revelado entretanto estas duas horas e meia poderão vos contar a maioria do que se sabe actualmente da PS4.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui