Reconhecimento facial vai substituir passaporte na Austrália

0
1200

A Austrália começou a substituir os passaportes convencionais por sistemas de segurança biométricos de reconhecimento facial.

Quando for viajar para a Austrália em um futuro próximo, não será preciso mostrar o seu passaporte. A sua identificação será feita por um sistema de reconhecimento facial, que também vai analisar a sua íris e impressão digital.

Até o ano de 2020, o governo australiano almeja que 90% dos viajantes tenham essa experiência, que deve agilizar o fluxo nos aeroportos, bem como eliminar a necessidade de atendimento humano. Se tudo ocorrer como planejado, o país será o primeiro a implementar esse sistema de autenticação biométrica.

John Coyne, chefe de segurança de fronteiras no Instituto Australiano de Política Estratégica, disse que a ideia é que os passageiros possam chegar ao país e sair do aeroporto como se estivessem em um voo doméstico.

O projecto, denominado “Seamless Traveler” quer acelerar o processo de viajar de avião e oferecer maior conveniência para os passageiros, que agora não têm de passar largos minutos a espera em filas nos aeroportos.

Os testes estão previstos para Julho deste ano e o sistema começará a funcionar em Março de 2019. Por enquanto o governo australiano está à procura de parceiros no mercado privado para colaborar de forma a concretizar esta ideia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here