Saiba escolher uma Universidade para estudos a distância

0
1474

ead

Hoje em dia um dos frutos visíveis da INTERNET é a facilidade de estudar a distância, e para nós Angolanos em particular isso oferece-nos uma vantagem imensurável pois temos poucas Universidades e as vagas não têm sido suficientes para atender a procura, o que muitos não sabem é que a escolha de uma Universidade errada pode trazer-nos consequências a longo prazo, o Ensino a Distância (EAD) já se mostrou muito mais acessível em diversos aspectos e os motivos pelos quais um estudante decide estudar a distância são vários, poder trocar uma sala de aula pelo conforto da própria casa, realizar outras tarefas enquanto estuda, não precisar se deslocar até outra cidade ou até a faculdade, elaborar os próprios horários, são apenas alguns dos motivos que levam um aluno a optar por esse tipo de ensino.

Critérios de escolha de uma boa Universidade

Para escolher uma [boa] universidade temos que levar em conta alguns critérios importantes pois além de ser a Instituição que vai ditar parte do nosso futuro e carreira será um local onde ficaremos não menos de 2 anos, portanto é necessário ter em conta o:

Prestígio: É importante ter em conta o prestígio da Universidade pois isso vai ajudar-te no mercado de trabalho pessoalmente já vivi uma experiência(fui a uma entrevista de emprego e a primeira pergunta que o recrutador me fez foi saber em qual Universidade estudava, de seguida ele disse que não recrutavam estudantes das Universidades X e Y (ambas Angolanas) isso deve se ter em conta a qualidade dos professores, a porcentagem de estudantes formados nela que se encontram no mercado de trabalho etc.

Professores: Sou apologista de que um bom docente é aquele que além da formação académica tenha experiência de trabalho na área em que vai leccionar portanto é importante saber o percurso dos professores, o número de Mestres e Doutores  que a Universidade possui obras ou trabalhos literários/científicos que os professores já fizeram ou participaram.

Custo: Nem todas as faculdades cobram o mesmo valor pelo mesmo curso, Lembre-se que um curso ser mais caro que outro não significa que ele é melhor. Por isso, não deixe que o preço seja o factor determinante para a escolha de sua faculdade. Mesmo que um curso seja barato, procure saber se ele não possui muitos custos extras  tais como: livros, aulas extras, material didáctico, entre outros.

Modalidade: Hoje em dia existem várias ferramentas para gerir as aulas numa Universidade a Distância o mais usado é o famoso CMS Moodle por ser de código aberto(sem pagamento de licença…), e ter várias características próximas a uma sala de aulas tradicional como Fórum, sistemas de exames, Interacção entre estudantes e docentes etc. esta escolha pode ser crucial nos estudos a distância, a tempos solicitei uma Universidade para fazer um curso(MBA) quando solicitei o sistema que eles utilizam para as aulas simplesmente responderam-me “Enviamos os livros e você lê os livros qualquer dúvida envia um email ao professor” pessoalmente reprovo a metodologia desta Universidade, na Universidade esperamos interacção com os professores e estudantes além de tudo é o local perfeito para fazer um Networking com os colegas que futuramente poderão ajudar-nos quer seja numa indicação ou em qualquer outra dificuldade que possamos encontrar. Razão pela qual este é um paço importante para sabermos antes de entrar numa faculdade a distância.

Reconhecimento: É importante saber se a Universidade em que pretendes estudar é reconhecida no seu país caso contrário estará a perder tempo, dinheiro e esforço desnecessariamente… em Angola existe um gabinete dentro da Universidade Agostinho Neto que mantém o protocolo com as Universidades a distância a operar em Angola seria sábio contactar este gabinete antes de entrar numa Universidade para saber se no final da sua formação o seu diploma será validado.

Concluindo, uma universidade à distância pode te proporcionar os mesmos benefícios de uma universidade presencial mas uma escolha errada pode tornar-se o pesadelo de tudo isso.

Por hoje é só. Qualquer dúvida, deixe um comentário e será respondido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here