A startup portuguesa Granter sagrou-se vencedora da competição PITCH do Web Summit 2025, em Lisboa (10-13 de Novembro), seleccionada entre 2.725 candidatas e 105 finalistas ao longo de três dias.

Esta iniciativa, central no programa de startups do evento, oferece visibilidade global, exposição mediática e acesso a investidores, destacando inovações em IA.A Granter desenvolve ferramentas de inteligência artificial para auxiliar empresas na identificação e candidatura a financiamentos públicos.
O produto principal, o AI Grant Consultant, automatiza todo o processo – desde a descoberta de oportunidades até à preparação, submissão e gestão de candidaturas. Funciona como um “funcionário de IA”, aprendendo com projectos passados, objectivos estratégicos e dados financeiros da empresa.
Durante o Summit, lançou o QuickMatch, uma ferramenta gratuita de IA para descoberta instantânea de fundos europeus, versão simplificada para remover barreiras iniciais no labirinto dos subsídios.
África teve ,mais uma vez, uma startup no pódio, com a solução nigeriana VarsityScape (gestão de academias online com IA). O terceiro lugar no pódio ficou com a startup britânica SegmentStream (plataforma de marketing IA para análise de anúncios).
Portugal consegue ter assim duas startups no topo da competição em dois anos consecutivos, mostrando que o investimento no ecossistema digital está a dar fundos.
Adicionalmente, Lisboa conta agora com 17 Unicórnios, ou seja startup privada avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, que não está listada em bolsa de valores.




![[Web Summit 2025] Lisboa volta a ser o epicentro da inovação tecnológica](https://www.menosfios.com/wp-content/uploads/2023/04/Web-Summit-em-Lisboa-218x150.jpg)



![[Web Summit 2025] Kilunga apresenta uma plataforma para cobrir toda cadeia de valor no agronegócio](https://www.menosfios.com/wp-content/uploads/2025/11/Kilunga-WebSummit2025-MenosFios-V1-e1763280548724-100x70.jpg)