Tek MenosFios: Raio-X ao Bitcoin (Episódio 01)

0
400

Nos últimos anos o desenvolvimento da tecnologia mudou e muito a forma como nos relacionamos com o dinheiro. Por exemplo, até ao ano de 1983, era obrigatório ir até a uma agência e conversar com um atendente para realizar qualquer tipo de transação bancária.  Hoje, estamos em 2022, já é possível fazer praticamente qualquer operação bancária a partir do lugar onde você estiver, onde basta ter um smartphone ou computador conectado à internet.

A chegada dos cartões multibancos e a possibilidade de comprar sem nem mesmo precisar ver o seu Bilhete de Identidade é definitivamente mais um passo rumo à digitalização da experiência financeira.

Mas você, leitor da MenosFios, já pensou em ter uma carteira completamente digital, preenchida com moedas virtuais que não têm uma correspondente física e que são “fabricadas” por códigos de 0 e 1? Então, bem-vindo a experiência que o Bitcoin proporciona.

Essa criptomoeda surgiu de uma ideia completamente inovadora: criar um dinheiro sem regulamentação dos Estados e que seria fabricado pelos próprios usuários interessados em fazê-lo crescer. Esse teorema entusiasmou um grande leque de pessoas, como políticos e hackers de tendência libertária, embora que actualmente se discute muito sobre a viabilidade e segurança desse projecto.

Nessa nova secção do Tek MenosFios, vamos mostrar a você todos os detalhes do funcionamento dos Bitcoins, bem como quais são os princípios por trás da primeira criptomoeda a levantar intensivos debates sobre o futuro do ambiente. Ainda mostraremos as possibilidades que os entusiastas apontam sobre a mesma e como operam as empresas que já aceitam o Bitcoin como forma de pagamento. E não pararemos por aí, na colectânea de todos os episódios, vamos mostrar também o que é preciso para se tornar um “minerador” ou usuário da moeda e seja bem-vindo a esse universo do dinheiro virtual.

 

________________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao Bitcoin dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira saber mais sobre a Deep Web. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui