Uíge. Seis hospitais instalados com serviços de telemedicina

623

A província do Uíge conta agora com seis hospitais com o serviço de telemedicina, de modo a facilitar a interação no atendimento de pacientes e, consequentemente, reduzir a transferência de doentes com complicações graves.

Os hospitais municipais da província e que tem essa tecnologia são do Uíge, Negage, Maquela do Zombo, Quimbele e o Hospital do Catapa, onde agora vai ser possível monitorar pacientes em áreas da medicina onde não existam médicos especialistas, acesso aos exames a partir de qualquer ponto do país, entre outras valências.

Com o serviço de telemedicina instalado a mais de um ano no Hospital Geral do Uíge, permitiu o atendimento de 15 casos de complicações cardiovasculares, neurocirurgia, oncologia e  hemodiálises, bem como reduziu as transferências de pacientes para a capital do país, Luanda, avaliado em um custo de 100 mil Kwanzas por paciente.

MAIS: Uíge. Académicos apelam a juventude o uso correcto das redes sociais

Para o director clínico do Hospital Geral do Uíge, Nlando Nzunzi, a instalação do serviço de telemedicina na província serviço vai permitir a troca de experiências entre os profissionais de saúde, e onde justificou que a instalação da tecnologia foi motivada por haver ainda hospitais sem médicos especialistas, sobretudo os regionais e  municipais.

A iniciativa vai permitir interagir com os médicos dos hospitais de Luanda ,  Huambo, Moxico, assim como de unidades sanitárias no exterior do país”, disse Nlando Nzunzi.

Por outro lado, Virgílio Cordeiro, assessor para a área técnica do Governo Provincial do Uíge, informou que já foram instalados vários equipamentos, para permitir a consulta via on-line, serviços de dados e voz nos referidos hospitais.

Virgílio Cordeiro acrescentou ainda que também foram instalada rede VSAT com cobertura global, kits de telemedicina que serão partilhados entre as unidades hospitalares abrangidos no programa, assim como a formação, a partir deste mês, de mais de 10 médicos. Considerou satisfatório a instalação desse serviço  em seis pontos da província do Uíge, uma iniciativa que poderá se estender para os 16 municípios da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui