Nos últimos anos a delegação de Cabo Verde tem marcado presença regular no Web Summit. Este ano o feito é ainda mais impressionante, sendo a maior delegação Cabo-verdiana de sempre (com 25 startups e mais de 100 integrantes) e a única africana com um stand próprio.

No primeiro dia de exposições, a delegação Cabo-verdiana entrou com a sua bandeira e alegria, criando uma simbiose entre o digital e o tradicional. A delegação composta por composta por jovens empreendedores, criativos, inovadores e até batucadeiras que elevaram a energia em todo o pavilhão.
O Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, interagiu com a delegação, por videoconferência. O dirigente elogiou a evolução da delegação de Cabo Verde no maior evento tecnológico do mundo, frisando que desde a primeira participação em 2017 – que Ulisses e Silva esteve presente – o crescimento do ecossistema digital tem sido notável.
“Hoje, o ecossistema Cabo Verde Digital é uma realidade, com milhares de jovens a empreender, criar startups e gerar emprego” – Ulisses Correia e Silva
O Primeiro-Ministro fez ainda uma analogia entre o que os jovens empreendedores têm feito, com o marco histórico alcançado pela selecção de futebol de Cabo Verde, que apurou-se ao mundial, afirmando que os membros da delegação são “verdadeiros Tubarões Azuis Digitais, que competem com garra, criam impacto e projetam o País para o futuro”.








![[Web Summit 2025] Kujo TechLab , startup angolana, leva soluções de ensino de Robótica e Programação KujoTechLab - MenosFios - WebSummit](https://www.menosfios.com/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Image-2025-11-12-at-18.44.40-100x70.jpeg)
