3 Filmes sobre inteligência artificial que eu recomendo

0
3417

ArtificialFictionBrain

Nas últimas décadas a “inteligência artificial” tem sido o sonho de consumo dos maiores pesquisadores de tecnologia, na tentativa de conceber máquinas cada vez mais parecidas com o homem, com capacidade de pensar e agir por si mesmas. Para uma definição mais exata sobre “IA” recorri à boa e velha Wikipédia, o resultado foi o seguinte:

A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.

Como não podia deixar de ser, este tema inspirou vários filmes de Hollywood, dando origem a grandes clássicos do cinema. Para hoje, trago aqui uma pequena lista dos três filmes sobre inteligência artificial que eu recomendo. Vamos a isso:

1. Matrix

The_Matrix_Poster

Recentemente tive a oportunidade de rever a trilogia “Matrix” (uma gentileza do canal Fox Movie) um dos maiores sucessos do cinema de todos os tempos, mas desta vez não foi apenas para admirar os dotes de artes marciais do Neo (Keanu Reeves) nem a beleza da Trinity (Carrie-Anne Moss) ou os saltos mortais do Morpheus (Laurence Fishburne), mas sim para tentar perceber o que raios quer dizer “Matrix” e enfim descobri. Na realidade, a trama acontece no ano de 2199 (aproximadamente) onde máquinas dotadas de inteligência artificial dominam o mundo após uma guerra vencida contra os humanos iniciada em 1999 que culminou com a devastação do planeta terra.

Para manter a população humana viva as máquinas criaram uma realidade simulada, a Matrix, que é um ambiente virtual idêntico ao mundo real de antes da guerra, onde os humanos são inseridos e continuam vivendo como se nada tivesse acontecido, mas controlados pelos “Agentes da Matrix”, que são programas de computador que têm aparência humanoide e vestidos que nem agentes do FBI na realidade simulada (como o agente Smith). Para perceber um pouco melhor, assista este video, mas o melhor mesmo é voltar a assistir a trilogia completa, não se vai arrepender!

2. A.I – Inteligência Artificial

Ai_artificial_intelligence

O premiado cineasta Steven Spielberg também entrou na cena e produziu em 2001 o filme “A.I – Inteligência Artificial”, a trama passa-se no futuro, onde andróides convivem com os seres humanos, uma equipe de cientistas de uma empresa chamada Cybertronics criam um robô inteligente em forma de criança que foi programado para amar seus pais eternamente. Na iminência de perder o único filho, doente e em estado vegetativo, o casal Harry e Monica Swinton adota este pequeno robô chamado David. Após a resistência inicial, a mãe ativa os comandos que dotarão o robô de sentimento que farão que este reconheça Monica como sua mãe e ame-a para sempre. Ocorre, entretanto, que o filho verdadeiro recupera-se e, num acidente no qual David não tem culpa, é acusado de ser uma ameaça.

Rejeitado pela mãe e inspirado pela conto de fadas “Pinóquio”, o pequeno David decide embarcar numa aventura cheia de surpresas atrás da Fada Azul para que o transformasse num rapaz de verdade a fim de conquistar o amor da mãe. Um filme para ver com a família toda. Assista o trailer aqui.

3. Esquecido

CartazEsquecidoTomCruiseGALERIA

Este é o mais recente da nossa lista, lançado no mês passado (04/13) é protagonizado por Tom Cruise e realizado por Josefh Kosinski (de “Tron: O legado” e “Planeta dos macacos: A origem”). Jack Harper (Tom Cruise) é um dos últimos reparadores de máquinas estacionados na Terra, integrado numa operação massiva de extração de recursos vitais do planeta após décadas de guerra entre os humanos e a ameaça terrível dos Scavs (suposta raça extra-terrestre conhecida por “Predadores”). Um dia, ao patrulhar os céus a muitos quilómetros de altura, a sua vida muda completamente ao resgatar uma atraente estranha de uma nave caída, cuja chegada desencadeia uma série de eventos que o forçam questionar tudo o que ele sabe e coloca o destino da humanidade nas suas mãos.

Este é do tipo de filme que não dá para contar muito, senão perde a graça. Assista você mesmo e surpreenda-se! E só pra deixar mais água na boca o “pai grande” Morgam Freeman também faz parte do elenco, veja o trailer do filme aqui.

Espero que goste dos filmes, agora é só fazer as pipocas e chamar o pessoal. Não se esqueça de voltar cá e deixar o seu comentário explicando o que achou desta maluquisse de “inteligência artificial”. Divirta-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here