Início Aceleração Digital 4ª edição do FórumIMA reúne especialistas para abordar modernização administrativa em Angola

4ª edição do FórumIMA reúne especialistas para abordar modernização administrativa em Angola

0
4ª edição do FórumIMA reúne especialistas para abordar modernização administrativa em Angola

Vários especialistas debateram os mecanismos de integração digital na Administração Pública, no 4º fórum sobre modernização administrativa, realizado em Luanda, com o selo do Instituto de Modernização Administrativa (IMA).

Segundo o diretor-geral do IMA, Meick Afonso, o evento reuniu representantes de várias instituições públicas e onde mostraram ser necessário continuar a trabalhar para a modernização e interoperacionalidade da administração pública para beneficiar o cidadão e as empresas, facilitando procedimentos e economia de tempo na prestação do serviço público melhorado.

Para Meick Afonso, o conjunto de informações produzidas pelos distintos ministérios, após cruzadas, devem permitir o conhecimento do estado dos projetos para facilitar a tomada de decisões e introduzir eventuais correções.

Reafirmou o compromisso de continuar a promover a cooperação entre instituições, a interação entre os diversos sectores e quebrar resistências à modernização.

Adiantou que uma agenda única para a transformação digital será publicada brevemente e, consequentemente, será implementado o projeto base de interoperabilidade da administração pública, definindo os padrões de dados que serão adotados por todos os sectores.

MAIS: Banco Mundial vai continuar a apoiar a transformação digital em Angola

Referiu que uma vez alcançada a interoperatividade entre as instituições, se eliminam as barreiras na aquisição de determinados documentos, com recurso à tecnologia, e as empresas vão economizar tempo e recursos e promover mais emprego.

Meick Afonso salientou que, com recurso à transformação digital, o cidadão deixará de precisar de um documento do ministério da Justiça para entregar ao da Saúde, quando na realidade o Estado já é detentor de informação sobre o cidadão.

Durante o 4º fórum, o secretário executivo da Unidade de Monitorização e Acompanhamento dos Projetos do Executivo (UMAPE), Castro Camarada, indicou que a sua instituição adotou um modelo de acompanhamento digital, com relatórios mensais, sobre a evolução dos projetos públicos.

Castro Camarada adiantou que proximamente serão introduzidas informações sobre o grau de realização financeira dos projetos públicos.

Reclamou uma certa resistência de algumas instituições na partilha de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui