34.7 C
Angola
Terça-feira, Setembro 15, 2026
Início Angola Hélio Santana: “O problema não é a falta de dados. É a...

Hélio Santana: “O problema não é a falta de dados. É a falta de disciplina para os transformar em decisão”

Director de Serviços ao Cliente da New Cognito, Hélio Santana, defendeu uma cultura de evidência durante o 3.º Fórum sobre Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa (CIAI), realizado em Luanda.

74


“O problema não é a falta de dados. É a falta de disciplina para os transformar em decisão.”
A afirmação foi feita por Hélio Santana, Director de Serviços ao Cliente da New Cognito, durante a sua participação no 3.º Fórum sobre Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa (CIAI), realizado no sábado, 12 de Setembro, em Luanda.

Na sua intervenção, subordinada ao tema “O Papel da Pesquisa na Tomada de Decisão: Dados que Orientam Estratégias e Geram Resultados”, o responsável defendeu que as organizações devem adoptar uma abordagem contínua à pesquisa, baseada na escuta, análise, decisão e medição de resultados.

Segundo Hélio Santana, a pesquisa deve fazer parte da rotina de gestão, permitindo cruzar informações provenientes dos clientes, do mercado e dos próprios dados institucionais. A análise desses sinais pode ajudar as organizações a identificar padrões, definir prioridades, orientar investimentos e avaliar o impacto das decisões tomadas.

O futuro não será das organizações mais digitais. Será das organizações mais informadas. A vantagem estará na capacidade de ouvir, analisar, validar e transformar informação em decisões que produzam resultados”, afirmou.

O responsável alertou, no entanto, que a simples existência de dados não garante melhores decisões. Para que a informação seja útil, considera essencial assegurar a sua qualidade, validação, actualização, protecção e uma definição clara de responsabilidades sobre a sua gestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui