7 Razões para esperar (ou não ) o Apple Watch

2131
Apple Watch Apps
Apple Watch

No dia 09 de Março, a Apple apresentou o seu primeiro Smartwatch, ou conforme livre tradução: Relógio Inteligente. Segundo o seu CEO Tim Cook, a ideia é “redefinir o que as pessoas esperam” a partir deste dispositivo de pulso.

O relógio faz muito mais do que nos actualizar sobre as horas, mas o que exatamente pode ou não fazer?

7 (Bons) Motivos para esperar pelo Apple Watch

Apple Watch
Apple Watches

1. Precisão e Luxo

Antes demais trata-se de um relógio, smart ou não, então a sua principal função de ser a contagem do tempo. Sendo assim, Apple trabalhou com um gigante desta área, o fabricante Suiço TAG Hauer para garantir uma precisão de até 50 milionésimos de um segundo.

O Apple Watch é famosa por apostar forte no design dos seus produtos, a para os seus relógios inteligentes trouxe versões em aço reforçado (que já parecem de luxo) e ainda versões em Ouro cujo (luxo puro) com preços oficiais que vão de 249 aos 17.000 USD (desde já aceito como prenda de aniversário). Estas versões, serão reservadas a clientes exclusivos.

2. Chamadas e Mensagens

Apple Watches Funções
Apple Watch: Mensagens, Chamadas e E-Mails

O Apple Watch surge de certa forma como uma extensão do iPhone. Ele nos oferece várias formas de “interagirmos” com o dispositivo: Os usuários podem enviar e receber mensagens ditando-as ou selecionando uma a partir das opções pré-definidas. Desta forma, o usuário poderá não ter o iPhone nas mãos e ainda assim ter o controle do mesmo. Esperemos desde já, que entenda o Português com o nosso sotaque angolano.

Está equipado com um alto-falante e microfone embutido para chamadas telefônicas, embora parece que essas chamadas têm de passar por um smartphone (leiam iPhone) e nunca diretamente do relógio para a rede. Alguém lembra do Inspector Gadget?

3. Siri

Apple Watch Siri
Apple Watch Siri

A Siri vem como um grande diferencial nos Apple Watches. Vem como o principal meio de input de dados. É possível acessarmos este assistente pessoal utilizando os comandos: “Ei, Siri” ou mantendo pressionada a coroa (o botão para acertar horas em um relógio regular) na lateral do dispositivo.

Os usuários poderão ainda utilizar a Siri para ditar mensagens, pesquisar por pontos turisticos, clima (esperemos que o de Luanda melhore), etc.

4. Rastreamento de Fitness

Apple Watch Fitness e Health
Apple Watch Fitness e Health

Uma das funções divulgadas com maior destaque durante a apresentação do Smarwatch, foi a de ajudar as pessoas durantes as actividades físicas. Segundo a Apple, o seu relógio inteligente pode ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável, ajudando na definição de metas através de aplicativos ou ainda rastreando a actividade física utilizando sensores embutidos no Apple Watch.

O dispositivo vem equipado com um acelerômetro e um sensor de frequência cardíaca, e utiliza LEDs infravermelhos de luz visível e fotodiodos.

A Apple criou um aplicativo que irá representar graficamente os dados como calorias queimadas e outros ligados a actividade física. Como diria o grande Yanick Afromen cantou : “Por isso vou correr..correr..correr…

5. Musica

Apple Watch Musica

Já que estamos falando sobre música, a Apple não destacou muito essa funcionalidade durante a apresentação, mas no entanto não deixa de ser um bom “extra”. O CEO Tim Cook, confirmou a existência desta funcionalidade sem adiantar grandes detalhes, durante o programa televisivo Charlie Rose Show.

6. Compras

Apple Watch Vs Apple Pay
Apple Watch Vs Apple Pay

Assim como as mais recentes versões dos iPhones, 6 e 6 Plus, o Apple Watch também suporta o Apple Play, possibilitando assim a “substituição” cartões de débito e crédito, para fazer compras.

A ideia é que os cartões Visa, Master Card e Amex sejam substituídos por estes dispositivos, que são capazes de manter as informações de cartão em arquivo com a Apple, que cria um número de conta do dispositivo para cada cartão armazenado em um chip seguro.

A Apple já negocia com empresas como a McDonalds, WallMart, (e quem sabe o Kero e o Nosso Super), para sua expansão.

7. Apps

Apple Watch Apps
Apple Watch Apps

O Apple Watch tem uma interface que exibe aplicativos como pequenos ícones circulares. O relógio usa a tecnologia que a Apple chama de “motor taptic” para alertas e notificações dos aplicativos, vibrando sempre que tivermos uma nova notificação.

O dispositivo vem equipado com aplicativos como o calendário, mapas, fotos e música. A ideia é que os usuários controlem, por exemplo, a música do seu iPhone a partir do relógio. A Apple disponibilizou também a ferramenta WatchKit para que livremente os desenvolvedores criem mais aplicativos para o dispositivo.

7 (Bons) Motivos para não esperar pelo Apple Watch

.

1. Não se chama “iWatch”

iWatch Vs Apple Watch
iWatch Vs Apple Watch

Não que seja exactamente um motivo para não comprar o relógio inteligente, mas é bom começar chamando a atenção de todos que não se chama iWatch, o nome correcto é Apple Watch. Esta chamada de atenção serve até mesmo para o própria CEO da Apple, que em algumas entrevistas depois do lançamento, acabou chamando o dispositivo de iWatch.

Mesmo assim, não fique admirado que as pessoas continuem a chama-lo de iWatch (“ai Uótxi” lendo em português).

iWatch é uma marca registrada na União Europeia pelo italiano Daniele Di Salvo, que desenvolveu o software “iWatch” que serve para comunicação entre distintos aparelhos.

Lembramos que a moda dos “i” começou em 1997, com a volta a Apple de Steve Jobs como CEO interino, ou seja iCEO. Segundo muitos é deste factos que vieram os iPods, iOS, iPads, iPhones, etc.

2. Compatibilidade Universal

Uma das principais “restrições” do Apple Watch é que para a utlização de funções como chamadas, leitura de e-mails, somos obrigados a emparelha-lo com um iPhone. Sim isso mesmo. Se usas um Android e te aninaste com a matéria ao ponto de fazer planos para comprar este smartwatch, aproveita e compra um novo smartphone, ou melhor um iPhone.

O relógio inteligente da Apple só irá funcionar com os iPhones 6 e 6 Plus, bem como o 5, 5C e 5S como esperado. Por isso é bom que fique bem claro que quem quiser usar um Apple Watch é “obrigado” a ter um iPhone.

3. Um teclado (nem físico, nem virtual)

Simplesmente não há teclados, nem físicos, nem virtuais. A Apple aposta forte nas mensagens pré-estabecidas e na capacidade do seu relógio em analisar mensagens de entrada e exibir respostas adequadas que podem ser enviadas de volta. Será que vai funcionar? Eu não acredito.

Outra opção para o envio de mensagens é ditando as mesmas, a semelhança do que já acontece com os smartwatches alimentados pelo sistema Android Wear do Google.

4. Sua própria câmera

O Apple Watch permite aos seus usuários exibir fotos dos seus dispositivos Apple, mas infelizmente ele não tem a sua própria câmera. O que pode ser feito, é aceder remotamente a câmera de um iPhone, sendo utilizado desta forma como visor remoto. Pode ainda ser utilizado para tirar foto utilizando o temporizados da câmera do iPhone.

5. Não possui GPS e nem Built-in Wi-Fi

Depois do anuncio do também luxuoso G Watch Urbane da LG no passado MWC, a exigência dos usuários quanto a conectividade dos smartwatches subiu. O dispositivo da LG virá equipado com a tecnologia 4G dando conforto e não “prendendo” desta forma o relógio a um smarphone Android.

No Apple Watch infelizmente não temos este conexão 3 ou 4G, GPS e nem Wi-Fi integrado. Desta forma, teremos que ter sempre por perto um iPhone, pois o dispositivo não é “independente2 o suficiente para oferecer estas funcionalidades aos seus usuários.

6. Autônima de um relógio convencional

Quando foi a ultima vez que paraste para trocar pilhas ou recarregar o teu relógio convencional? Se usas um Citzen Eco-Drive podes ficar mais de 5 anos, sem recarrega-lo.

Mas como estamos a falar de um relógio inteligente, que além de nos apresentar as horas e as datas nos ofereces outras várias funcionalidades, é aceitável que o tempo de autonomia seja bem menor. Mas, menor a que ponto?

O Apple Watch não tem tanta autonomia, a Apple divulgou que ele terá uma autonomia de até 18 horas numa utilização regular, terá um sistema de carregamento indutivo, não tendo ainda confirmado se será o “Wireless Magnetic Charging”, ou outro similar.

7. Data de Lançamento e Preço em Angola

As pré-vendas do Apple Watch começarão no dia 10 de Abril deste ano e o lançamento agendado para o dia 24 do mesmo mês. No entanto, até agora não temos confirmada nenhuma data de lançamento oficial para Angola e muito menos o preço a ser vendido no mercado angolano.

Apple Watchs
As 3 versão do Apple Watch…

Os preços oficiais divulgados pela Apple para o mercado americano são:

  • Apple Watch Sport: 349USD (o menor) e 399USD (o maior).
  • Apple Wacth: Entre 549USD e 1049USD (o menor) e entre 599USD e 1099USD (o maior)
  • Apple Watch Edition: A partir de 10.000USD, chegando até 17.000USD

Pelos preços oficias nos Estados Unidos, já deu para ver que não serão tão baratos em Angola (olhem a crise), por isso queridos Apple Lovers, preparem o bolso.

A equipa do MenosFios.com estará atenta a todas as novidades sobre o Apple Watch em especial a aquelas ligadas ao mercado angolano. Por isso e não só, mantenha-se ligado a nós.