A batalha entre a Samsung e a Apple chega agora ao lado comercial…

0
1034

Samsung Vs Apple

Enquanto os usuários finais discutem em redes sociais, sobre quem faz melhores dispositivos, quem oferece melhores serviços, a Apple e a Samsung continuam a ganhar lucros e a expandir as empresas. Facto comprovado pelo esforço que a Samsung tem depreendido para se assentar oficialmente em Angola (Apple, ainda estamos a espera…)

Então, as duas batem recordes de vendas de Smartphones, apresentam tecnologias inovadoras, mas, financeiramente, quem domina?

Para responder a essa pergunta, nos baseamos no habitual relatório da revista Fortune, que apresenta as empresas mais rentáveis do mundo (automaticamente são excluídas as empresas Angolanas ).

1º item: Receitas (facturamento)

A Samsung é a empresa de tecnologia melhor colocada no ranking, aparecendo em 14º lugar, com 178,6 bilhões de dólares, deixando a Apple no 19º lugar com 156,5 bilhões de dólares.

As empresas do ramo petrolífero dominam essa lista, sendo que o primeiro lugar é ocupado pela Royal Dutch Shell lidera a lista, com 481,7 bilhões de dólares em receitas. Podemos ainda encontrar a BP; Total, Exxon Mobil, Toyota, Volkswagen… empresas bastante conhecidas em Angola.

2º item: Lucros

Não adianta apenas ter facturamento, mas temos de analisar qual é o “excedente” em relação ao que foi investido. Nesse quesito a Apple supera todas outras empresas de tecnologia, com lucros que rondam os 41,7 bilhões de dólares , enquanto a Samsung tem lucros de 20,6 bilhões de dólares.

Há tempos falava com um representante da Samsung em Angola e ele falou sobre estratégias para o domínio da Samsung no nosso país. A minha resposta pode ser enquadrada para explicar esse “baixo” lucro da Samsung: foco.

Sim, a Apple tem um mercado definido, smartphones, tablets, dispositivos inteligentes para TVs, reprodutores de música, computadores e… não me lembro de mais nada. A Samsung tem, smartphones, tablets, TVs (inteligentes e não só), computadores, Geleiras, Aparelhos de ar condicionado, Micro-ondas e… ainda por cima precisam de fabricar vários componentes electrónicos para esses aparelhos. Não há foco, as áreas mais rentáveis precisam de sustentar as menos rentáveis. Assim, em termos de lucros, não está em competir com a Apple.

Mas essas são análises empíricas de um editor de tecnologia, queria ouvir um economista… alguém se candidata?

A lista completa das 500 maiores empresas do mundo pode ser vista aqui.

[Fonte]: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here