A inteligência ao serviço do combate ao cibercrime

O phishing, e particularmente o spear-phishing direcionado, é uma das metodologias de fraude online mais perigosas e eficazes da actualidade.

485

Monitorizar, analisar, interpretar e mitigar as ameaças à segurança informática, que estão em constante evolução, representa um desafio significativo. Empresas de diversos sectores enfrentam o desafio da falta de dados atualizados e pertinentes, essenciais para gerir os riscos associados à segurança das tecnologias da informação.

Os serviços de Inteligência de Ameaças da Kaspersky capacitam as organizações a anteciparem ameaças cibernéticas, fornecem informações cruciais, deteção rápida e respostas eficientes a incidentes de segurança. A vasta experiência, o conhecimento profundo e a capacidade analítica da Kaspersky em cibersegurança reforçam a sua posição como parceiro confiável de proeminentes agências governamentais e entidades de aplicação da lei, incluindo a INTERPOL e os principais Centros de Resposta a Incidentes de Computador (CERTs).

Feeds de dados de ameaças

Os ciberataques ocorrem diariamente, apresentando uma crescente frequência, complexidade e sofisticação, visando comprometer as defesas de empresas e entidades governamentais. Atualmente, os cibercriminosos empregam estratégias complexas e sofisticadas, incluindo sequências detalhadas de ataques, campanhas coordenadas e Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTPs) personalizados, com o objetivo de desestabilizar os negócios ou de prejudicar os seus clientes.

A Kaspersky Lab oferece Feeds de Dados de Ameaças, atualizados continuamente, para informar a sua empresa ou os seus clientes sobre os riscos e consequências associados às ciberameaças. Esses feeds são essenciais para ajudar a mitigar estas ameaças de maneira eficaz e para preparar a sua defesa contra-ataques antes mesmo de serem lançados.

Recolha e Tratamento

Os Feeds de Dados são compilados de fontes diversificadas e extremamente confiáveis, incluindo a Rede de Segurança Kasde Botnet (ativo 24/7/365), armadilhas para spam, as nossas equipas de investigação e parceiros estratégicos. Depois, em tempo real, todos os dados agregados são cuidadosamente inspecionados e refinados usando múltiplas técnicas de pré-processamento, tais como critérios estatísticos, Sistemas Peritos Kaspersky Lab (sandboxes, motores heurísticos, scanners múltiplos, ferramentas de similaridade, perfis de comportamento, etc.), validação de analistas e verificação de listas brancas.

Dados Contextuais

Cada registo em cada Feed de Dados é enriquecido com contexto acionável (nomes de ameaças, carimbos de data/hora, geolocalização, endereços IPs resolvidos de recursos Web, infetados, hashes, popularidade, etc.). Os dados contextuais ajudam a revelar o “quadro geral”, validando e apoiando ainda mais a utilização alargada dos dados. No contexto, os dados podem ser mais facilmente utilizados para responder às perguntas “quem”, “o quê”, “onde” e “quando”, que conduzem à identificação dos seus adversários, ajudando-o a tomar decisões e ações atempadas específicas para a sua organização.

Rasteiro de Phishing

O phishing, e particularmente o spear-phishing direcionado, é uma das metodologias de fraude online mais perigosas e eficazes da atualidade. Os websites falsos capturam logins e palavras-passe para se apoderarem das identidades dos utilizadores e depois roubam dinheiro ou espalham spam e malware através de contas de email e plataformas de redes sociais comprometidas.

Trata-se de uma arma poderosa no arsenal do cibercrime, a frequência e diversidade dos ataques continua a aumentar. E não são apenas as instituições financeiras que estão a ser atingidas. Todos, dos retalhistas online até aos ISP, passando pelas instituições governamentais, correm o risco de serem alvo de um ataque ativo de spear-phishing.

As cópias perfeitas de um website, completas com toda a marca da empresa, ou mensagens que parecem vir diretamente dos seus executivos, podem facilmente convencer os utilizadores a entregar dados confidenciais, prejudicando-se a si próprios e causando enormes danos potenciais à empresa. Um único ataque de phishing bem-sucedido pode ter um enorme impacto na empresa vítima.

Além das perdas diretas, há todos os custos indiretos, como a limpeza de sites e contas comprometidos. E depois, claro, há os danos para a reputação, que podem ser os piores de todos – uma erosão da confiança dos utilizadores nos seus serviços online que pode fazer com que percam clientes e enfrentem desafios de credibilidade nos próximos anos. Atualmente, o cibercrime não conhece fronteiras e as capacidades técnicas estão a melhorar rapidamente: estamos a assistir a ataques cada vez mais sofisticados, à medida que os cibercriminosos utilizam recursos da dark web para ameaçar os seus alvos.

A inteligência de ameaças desempenha um papel crítico na capacidade das organizações de proteger os seus ativos digitais contra ameaças cibernéticas. Ao fornecer informações sobre ameaças emergentes, vulnerabilidades e táticas de ataque, capacita as organizações a tomar medidas proativas para fortalecer as suas defesas e responder de forma eficaz a, incidentes de segurança cibernética.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui