A tecnologia espacial abre novas oportunidades novas de negócios na Terra

599

 Aumento das privatização da indústria espacial tem resultado na cooperação constante da agências governamentais com as empresas envolvidas, com maior sucesso, o que por sua vez tem atraído vários bilhões de dólares de investimento a essa nova área de negócio, que dado tanto ao crescente apoio governamental e do setor privado, estima-se que continuará a aumentar. 

Com a entrada de novos empresários e empreendedores neste novo conceito, o sector espacial deixou de ser dominado maioritariamente pelas entidades institucionais, alterando assim o seu objetivo para a exploração de novas oportunidades que o espaço tem o potencial de abrir, especialmente aqueles que podem ser utilizados cá na terra, tal como imagens de satélite de alta resolução, que permitem fornecer aos agricultores, dados indispensáveis sobre os seus campos e as suas necessidades, ajuda na prevenção de incêndios, dentre outros.

Por outro lado os cientistas podem pegar imagens de satélite em alta resolução para monitorar as alterações geológicas e meteorológicas, dentre outras, comparando assim imagens históricas com umas mais atuais. Podemos assim assumir que imagens de satélite de alta resolução podem benefeciar o seu negócio.

Imagens e dados de satélite em seu negócio

Os dados de observação da Terra são usados em praticamente todos os setores, pelo que apareceram novas oportunidades para muitos interessados devido às rápidas mudanças no mercado.

A importância das imagens de satélite de alta resolução vai variar de negócio para negócio, no entanto a agricultura será um dos setores bastante beneficiados pelo monitoramento de lavouras, pecuária, solo, clima e  rotas. Já o setor imobiliário, poderá usufruir de tais imagens para determinar o valor do terreno. As vantagens nas diferentes indústrias são inúmeras, e crescem a cada dia. No entanto, o objetivo é que imagens e dados  de satélite possam ser processados ​​e analisados através de tecnologias e soluções tais como  o aprendizado de máquina, que ajudaram a resolver problemas  mais complexos de forma mais eficiente.

Indústria Espacial: Oportunidades Novas 

Com todos estes avanços tecnológicos,  a computação em nuvem não ficou para trás, pois é cada vez mais procurada como solução aos problemas, em vez da aquisição de vários equipamentos de hardware e software, permitindo assim com que o aprendizado de máquina possa extrair informações e dados de grandes quantidades, e a automação de vários processos repetitivos, de uma forma mais ágil através deste serviço.

A transparência no gerenciamento da cadeia de fornecimentos e a comunicação segura via satélite são alguns dos fatores dos quais originam vários modelos comerciais, democratizando ao mesmo tempo que inovando o setor espacial, possibilitando uma abordagem mais personalizada a cada cliente, devido à procura e o acesso simples a resultados detalhados obtidos através de dados espaciais.

 Tipos de resolução de imagens de satélite

A resolução espacial refere-se ao tamanho de um pixel no chão. Um pixel é aquele menor ‘ponto’ que compõe uma imagem de satélite ótico e basicamente determina o quão detalhada é uma imagem. Uma imagem é considerada de média resolução, quando consegue cobrir uma área inteira de uma cidade, no entanto o nível de detalhe é insuficiente para que seja possível uma boa distinção de objetos como casas ou carros. 

A subdivisão da qualidade de imagens em baixa, média e alta é provisória, pois devido aos constantes avanços tecnológicos, o que era considerado alta resolução nos anos 80, tornou-se de baixa resolução nos padrões atuais. Sendo as divisões feitas da seguinte forma:

– Baixa resolução: mais de 60m por pixel

– Resolução média: 10 – 30m/pixel

– Alta a Muito Alta resolução: 30cm – 5m/pixel

A melhor resolução nos dias de hoje é de 30cm e é fornecida por satélites comerciais de altíssima resolução

Existem vários mapas gratuitos com uma alta resolução de imagens que englobam o mundo inteiro, mas será que é possível obter informações relevantes deste tipo de fornecedores de imagens de satélite além da alta qualidade de imagem?

Imagens de satélite de alta resolução

Com imagens de satélite em alta resolução torna-se fácil e possível identificar objetos específicos como carros, casas, edifícios, etc. 

Enquanto um satélite governamental tende em ter uma trajetória contínua e consistente, os satélites virados para o setor comercial podem efetuar a coleta de dados de determinados momentos e determinados locais a pedido dos demais clientes, o que por sua vez garante disponibilidade dos dados em tempo quase real, sem a preocupação com atrasos ou desvios na rota do satélite.

Este ponto em específico tem sido muito importante pois sempre que se inicia um desastre natural ou provocado pelo Homem, os satélites de alta resolução costumam ser os primeiros a fornecer uma visão nítida e detalhada do sucedido.

4 Cooperação com os principais fornecedores mundiais de alta resolução 

Diariamente são coletados inúmeros dados através de dezenas de satélites de observação da Terra. Cada uma dessas fontes, acaba se tornando imprescindível, pois torna disponíveis imagens de alta qualidade para toda a diversidade de domínios.

A Revenda de imagens de satélite de Alta resolução  está aumentando de forma crítica, em apelo à necessidade direta de dados de alta qualidade, por inúmeros negócios e setores. tendo como principal vantagem, a oferta de uma quantidade elevadíssima de imagens, adquiridas de várias fontes e diferentes fornecedores, ao contrário de um fornecedor específico, que apenas fornece imagens dos seus satélites.

  •      Você recebe pelo que você paga

Todas as imagens de satélite são muito caras. Afinal, quanto é gasto no equipamento do próprio satélite para tirar as imagens. Portanto, não é possível obter tais dados de graça. 

  •      Coisas extras do LandViewer

Com o LandViewer, os clientes da empresa obtêm uma variedade de benefícios. Desde a filtragem de imagens por área de interesse (AOI) até o processamento de imagens em alta resolução no navegador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui