Alliance Française de Luanda promove exposição de arte baseada na tecnologia de realidade aumentada

439

A Alliance Française de Luanda, em parceria com o Banco Económico, apresenta WAKPON, uma exposição inovadora de arte contemporânea, totalmente produzida em África e baseada na tecnologia de realidade aumentada. A exposição integra 10 “Imagens Mágicas” – representações de panos africanos – que escondem mais de 40 obras de artistas contemporâneos de África, apenas visíveis através da aplicação WAKPON, criada pela Fundação Zinsou. A mostra fica patente ao público entre 2 e 15 de Junho, na Galeria Banco Económico.

Esta é a primeira vez que Angola recebe uma mostra interactiva, que alia a arte à tecnologia. Através da aplicação WAKPON, que, pode ser descarregada em dispositivos móveis, é possível a visualização, e mesmo a impressão de imagens, das obras dos artistas.

Este conceito de exposição é inédito em Angola e permite aos visitantes descobrir- através dos seus smartphones e tablets- as obras de 10 artistas africanos, escondidas em “Imagens Mágicas”, através das quais o visitante poderá entrar em galerias virtuais e conhecer mais de 40 obras destes artistas. A exposição é parte integrante da colecção do Museu de Ouidah, da Fundação Zinsou, do Benin.

Local: Galeria Banco Económico – Edifício Sede – Rua do 1º Congresso do MPLA, 18, Luanda

Calendário da exposição: 2 e 15 de Junho

Horário:

  • Segunda a Sexta: 12h-19h
  • Sábado: 10h-13h

Entrada gratuita

Caso não tenha como estar no local da exposição, pode aceder ao conteúdo em qualquer parte do mundo, o aplicativo WAKPON leva os utilizadores à descoberta de dez artistas contemporâneos que fazem parte da colecção do Museu de Ouidah, através de uma experiência inédita, concebida sob a direcção técnica de Pierrick Chabi, que recorre às possibilidades oferecidas pela tecnologia de “realidade aumentada”. Pierrick Chabi é um jovem empreendedor franco-beninense apaixonado pelo desafio do acesso à educação e à cultura. Para dar resposta à questão de como possibilitar que as aprendizagens sejam menos penosas e mais divertidas, este engenheiro de software, especializado em sistemas de visão computacional, fundou a start up Wakatoon, que comercializa uma tecnologia quase mágica e com elevado potencial educativo: permite pintar um desenho no papel, captá-lo em fotografia com um smartphone e faze-lo ganhar vida no ecrã.

Promover a arte africana em qualquer parte do mundo

A exposição WAKPON foi organizada pela Alliance Française de Luanda, em parceria com o Banco Económico, para homenagear e celebrar o Dia de África, e conta com o apoio da Air France, da Embaixada de França em Angola, Total E&P Angola e Dimassaba.

Baixe o aplicativo WAKPON (iOS), aponte a câmara do smartphone ou tablet à imagem e mais detalhes de cada imagem exposta. Versão para Android.