[Análise] Swegue: o smartphone da 7Mobile que promete surpreender

0
7117
Se tem acompanhado atentamente às publicações do MenosFios, terá visto a nossa análise a um dos smartphones da 7 Mobile, o “Kamba“, smartphone projectado para o mercado Angolano. Desta vez trazemos a análise do seu “irmão mais velho”, o 7 Mobile Swegue.
O Swegue traz algumas novas funcionalidades em relação ao Kamba, por isso deverá agradar a um grupo diferente de utilizadores. Nós testamos o smartphone por algumas semanas e aqui partilhamos aqui a nossa experiência…
7Mobile-Swegue-MenosFios

Características gerais do “Swegue”

O 7 Mobile Swegue é um smartphone que a 7Mobile enquadra na gama média e conta com um ecrã de 5.5 polegadas, suporte a 2 cartões Micro SIM, câmara dupla traseira de 13 Mega Pixels + 0.3 MP e uma câmara frontal de 5 Mega Pixels. Como podem, começando apenas pelas especificações das câmaras, o Swegue não veio “para brincar”! E mais importante ainda, o preço é inferior a 50 mil AKZ.

Especificações completas
  • Dual Camera traseira (13MP+0.3MP)
    – 13.0MP SONY IMX135
  • Camera frontal de 5MP
  • Ecrã 5.5″ FHD IPS com resolução de 1080×1920
  • Sistema Operativo: Android 7.0
  • Dual SIM (Micro SIM + Nano SIM ou T-Flash)
  • 2G: 850/900/1800/1900MHz
  • 3G: WCDMA 900/2100MHz
  • 4G: FDD Band 1/3/7/8/20
  • Processador MT6737T 1.5Ghz Quad core
  • 2GB RAM / 16GB ROM (+ expansão de memória)
  • Bateria de 3300mAh
  • 154 x 77.5 x 8.5mm
  • Dimensões: 144.6 x 72 x 9.3mm

 Conteúdo da caixa

  • 1. Smartphone Swegue
  • 1. Adaptador AC/DC (Carregador)
  • 1. Cabo USB/Micro USB
  • 1. Auricular
  • 1. Clip para remoção do slot do cartão SIM/Flash
  • 1. Manual do utilizador
  • 1. Certificado de garantia

Hardware e Design

O Swegue tem um design que destaca o ecrã, para que os utilizadores aproveitem o máximo as 5.5 polegadas. As bordas têm uma curvatura acentuada, tal como o “Kamba”. Os botões físicos para “ligar/desligar” e Volume “Cima/Baixo” estão posicionados no lado esquerdo do smartphone, alguns utilizadores destros poderão sentir dificuldades quando utilizarem pela primeira vez. Não há botões físicos para “Home”, “Voltar” e “Multitarefa”.
Há também um sensor de impressões digitais na parte traseira do smartphone, sendo essa uma das causas para que a 7Mobile apostasse num design em que a bateria estaria embutida, ou seja, não se remove a parte traseira, sem desmontar o smartphone. A estrutura do smartphone é completamente de metal.

A entrada para MicroUSB encontra-se na parte inferior do smartphone, enquanto o Audio Jack 3.5mm fica no  topo do smartphone.

Interface e Desempenho

O 7Mobile Swegue tem pré-instalado o Android 7, numa versão bastante limpa, sem grandes customizações e aplicativos proprietários, deixando o telemóvel mais rápido. O papel de fundo com a logomarca da 7Mobile é a primeira alteração visível.

O Swegue tem um processador de 1.5GHz, Quad Core e  2GB de RAM. O desempenho com as aplicações comuns – Mensagens, Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, Câmara e dois jogos – foi bastante satisfatório, com todos estes aplicativos abertos, o smartphone não travou.

Uma funcionalidade interessante no Swegue, é o “Inteligent assist“, que permite-nos adicionar novas funcionalidades ao smartphone, como por exemplo, fazer screenshot com pressão em 3 pontos do ecrã. Acreditem, fazer screenshot sem pressionar em botões físicos, é útil!

O sensor de impressões digitais cumpre com o que promete – desbloquear o smartphone de uma forma mais rápida, a posição do sensor facilita qualquer utilizador, destro ou canhoto. No entanto, queira ter em atenção que se os seus dedos estiverem húmidos, terá dificuldades em reconhecer as impressões digitais.

Resultados de benchmark

Tal como fizemos com o Kamba, os testes de Benchmark podem ajudar a entender o desempenho de uma forma mais técnica.

AnTuTu v.6.2.7
Resultado: 33945

Geekbench 4
Resultado Single Core: 665
Resultado Multi Core: 1803

Comparando os resultados com os obtidos pelo “Kamba”, podemos confirmar que a performance é superior. Se tivermos de comparar a performance Multi-Core com de outro smartphone (ainda que lançada há algum tempo), seria o LG Nexus 5, o que deixa o 7 Mobile Swegue em muito boa companhia.

Câmaras

As especificações das câmaras do 7 Mobile Swegue deixaram-nos excitados logo à partida: câmara traseira dupla de 13Mega Pixels+0.3MP, com sensor SONY IMX135. Não importa se quer tirar fotos panorâmicas, selfies, fotos nocturnas… as câmaras do “Swegue” comportaram-se muito bem e decerto que agradarão aos jovens em Angola que publicam muitas fotos nas redes sociais. A câmara frontal, de 5MPixels, cumpre na perfeição a sua função mais comum: selfies!

Autonomia da bateria

A Bateria de 3300mAh vem para assegurar que o ecrã de 5.5 polegadas não baixe consideravelmente a autonomia. Usando continuamente dados móveis 3G conseguimos ter uma autonomia que rondas as 20 horas, com a luminosidade do ecrã em 70%.

Conclusão

O Swegue é avaliado para a gama intermédia, muito por causa da sua RAM de 2GB e o armazenamento de 16GB, no entanto, para um smartphone avaliado em 47.000,00 AKZ
(em média), o Swegue excedeu às nossas expectativas.

  • Camera traseira dupla, a autonomia da bateria, sistema operativo Android 7.0 e o preço.
  • Com uma câmara de 13MP e de qualidade, os utilizadores vão ficar “viciados” em fotos, então, os 16GB de armazenamento não serão suficientes. Entendemos que exista a chance de usar um cartão de memória (T-Flash), mas o desempenho acaba por cair. Esse é um ponto de melhoria para o Swegue.

Tentamos buscar mais detalhes sobre os smartphones no site oficial da 7Mobile, no entanto ainda não estão disponibilizadas. Outro ponto em que a empresa terá de melhorar.

Um detalhe interessante para este e os outros smartphones da 7 Mobile, é o suporte técnico garantido. A 7 Mobile tem peças sobressalentes para cada um dos seus smartphones e tem técnicos formados para executarem essas acções. Isso pode ser um diferencial tremendo na hora de escolher o novo smartphone.


Já tem este smartphone? Tem alguma contribuição a fazer?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here