[Análise] Kamba: O novo telemóvel da 7Mobile

715

Kamba

Ultimamente o mercado nacional de smartphones tem recebido várias boas novas, que incluem a promessa de construção de duas fábricas para montagem desses dispositivos. Na senda das boas notícias, chegaram até a MenosFios dois novos smartphones projectados para o mercado Angolano, por intermédio da empresa 7 Mobile, que disponibilizou os gadgets para os consumidores em Angola com preços bastante interessantes. Tratam-se dos Smartphones 7 Mobile Kamba (alvo da nossa análise neste artigo) e Swege
Vários utilizadores ficaram bastante interessados nos dois smartphones, mas será que estes smartphones serão capazes de competir com os seus pares de marcas mais tradicionais? Vamos a isso…

Características gerais do “Kamba”

O 7 Mobile Kamba é um smartphone de gama média, que conta com um ecrã de 5.0 polegadas, suporte a 2 cartões SIM, câmara traseira de 5 Mega Pixels e 2 Mega Pixels na câmara frontal. O smartphone promete cumprir as tarefas mais básicas do dia à dia, por um preço inferior a 40 mil AKZ.

Especificações completas
  • Tela anti-smash
  • Android 7.0
  • Dual SIM
  • 2G: 850/900/1800/1900MHz
  • 3G: WCDMA 900/2100MHz
  • Processador MT6580 1.3Ghz Quad core
  • 2GB RAM / 16GB ROM (+ expansão de memória)
  • Ecrã 5″ HD 1280 x 720 IPS
  • Camera 2MP+5MP
  • Bateria de 2000mAh
  • Dimensões: 144.6 x 72 x 9.3mm

 Conteúdo da caixa

  • 1. Smartphone Kamba
  • 1. Adaptador AC/DC (Carregador)
  • 1. Cabo USB/Micro USB
  • 1. Auriculares
  • 1. Manual do utilizador
  • 1. Certificado de garantia

Hardware e Design

O Kamba segue o design bastante usual nos telefones com sistema operativo Android, bordas com curvatura acentuada, com botões físicos para “ligar/desligar” e Volume “Cima/Baixo” (todos posicionados no lado direito do smartphone). Não há botões físicos para “Home”, “Voltar” e “Multitarefa”.
A estrutura do smartphone é de metal, com excepção da parte traseira, de plástico, que tem de ser removida para inserirmos os cartões SIM e MicroSD.
Retirar a capa pode dar a impressão que a mesma seja frágil, mas depois da 3ª remoção, dá para confirmar que é bastante resistente, então, podem abrir sem medo!
As entradas para MicroUSB e Audio Jack 3.5mm encontram-se no topo do smartphone, diferenciando-se de uma boa parte dos smartphones.

Interface e Desempenho

O 7Mobile Kamba vem com o Android 7, numa versão bastante limpa, sem demasiadas customizações e aplicativos proprietários, dando assim a chance dos utilizadores usufruírem do melhor do ecossistema Android, Google. A única alteração visível inicialmente, é o papel de fundo com a logomarca da 7Mobile.

Quanto ao desempenho, lembrem-se que estamos a falar de um smartphone de gama média/baixa, com 2GB de RAM. Simulamos o máximo situações da vida real, em que um utilizador teria abertas algumas aplicações como: Mensagens, Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, Câmara e dois jogos. Com todos estes aplicativos a trabalharem (alguns em segundo plano, como não podia deixar de ser), o smartphone não bloqueou. No entanto, há que ter atenção, sempre que a memória RAM estiver a ser consumida no limite, o smartphone poderá não ter um desempenho fluído.

Resultados de benchmark

Para que a avaliação do desempenho seja realmente válida, precisamos que máquinas avaliem máquinas! Por isso utilizamos dois testes bastante credíveis para analisar performance de dispositivos.

AnTuTu v.6.2.7
Resultado: 24988

Geekbench 4
Resultado Single Core: 422
Resultado Multi Core: 1231

Não há uma grande base de dados de dispositivos com esse preço em Angola, mas comparando com lançamentos de gama média/baixa das outras marcas, o desempenho single core está um pouco abaixo da concorrência, mas quando a potência dos 4 núcleos vem ao de cima, o Kamba consegue estar ao nível dos demais.

Câmaras

As câmaras são agora o grande diferencial nos smartphones, sendo que alguns fabricantes focam-se em lentes fora do padrão, para conquistar utilizadores. O 7Mobile Kamba traz uma câmara traseira de 5Mega Pixels que satisfará as suas necessidades caso precise de tirar fotos em locais abertos ou com muita luz. A Câmara frontal não consegue capturar tantos detalhes.

7Mobile Kamba

Autonomia da bateria

A Bateria de 2000mAh garante uma autonomia interessante, se não for um utilizador “hardcore“, daqueles que tem a ligação de dados conectada 24/24 horas, então a carga da bateria será superior a 18 horas. Usando 5 aplicativos (em primeiro e segundo plano), com iluminação a 50%, sem dados 3G, usando apenas Wi-Fi, conseguimos atingir cerca de 40 horas.

Conclusão

Para um smartphone avaliado em 35.000,00 AKZ, o Kamba consegue executar as operações básicas. Se vai aceder à internet, usar as redes sociais, tirar fotos em ambientes com bastante luz, então tem pode testar o Kamba.

  • Os pontos fortes estão na tela anti-smash, a autonomia da bateria, o Android 7.0 de origem e… claro, o preço!
  • O acabamento, a qualidade da câmara podem ser indicados como pontos fracos.
Uma melhoria para a 7 Mobile, não há descrição na caixa, nem no manual do utilizador, sobre o tipo de cartão SIM a ser usado no dispositivo (Micro SIM, Nano SIM ?).

Já tem este smartphone? Tem alguma contribuição a fazer?