Angola apresenta na ONU investigação sobre ciência e tecnologia no país

1144

Angola apresentou recentemente o seu relatório sobre a Revisão da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde o foco da referida revisão foi o sistema nacional de inovação, o empreendedorismo inovador, o mapeamento do ecossistema de inovação e novas tecnologias digitais no país.

A apresentação da investigação foi feita pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, na 26ª Sessão da Comissão das Nações Unidas de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD), informou que este processo, envolve não só as políticas sob responsabilidade do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, mas todas as áreas do Governo que impactam a inovação.

Maria do Rosário Bragança frisou que na inovação o enfoque vincula-se diretamente à diversificação económica, através da ampliação das capacidades produtivas da economia para a produção de bens e serviços inéditos no país e a consequente geração de empregos.

O estudo foi feito com o apoio da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

MAIS: Fórum distingue o contributo da mulher angolana na tecnologia nacional

O documento apresentado concluiu que é necessário mudar a orientação estratégica sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação atualmente focalizado na ciência para um enfoque mais virado à tecnologia e inovação com vista a diversificação económica.

Sublinhou ainda que as políticas científicas, tecnológicas e de inovação devem ser consideradas como um instrumento para as políticas industriais e económicas.

De acordo com o relatório, o Governo deve prestar apoio estratégico na aquisição e desenvolvimento de tecnologia, através de uma abordagem orientada para a procura, aumento do financiamento a curto e longo prazo para o sistema nacional de inovação e impulsionar a aprendizagem tecnológica, inovação, bem como a diversificação económica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui