[Angola] Apresentados os vencedores nacionais dos Prémios Estrela DStv 2013

1364

Gala dos vencedores nacionais dos Prémios Estrela DStv 2013

A Multichoice Angola e a sua parceira EutelSat apresentaram ontem, dia 05 de Novembro, os vencedores nacionais dos Prémios Estrela DStv 2013. A equipa do MenosFios.com tem estado a acompanhar o desenrolar do concurso e pôde deixar de estar presente no evento ocorrido no auditório da Mediateca de Luanda, onde forma apresentados publicamente os vencedores:

  • Sheila Geraldo, do Colégio 123 na Huíla, 1ª classificada na categoria de Redação,
  • Felipe Emílio, do Instituto Médio Politécnico do Sambizanga, 1º classificado na categoria Cartaz,
  • Floriano Cataliva de Luanda e Helena Pequenino de Benguela como vencedores do 2º lugar nas categorias de Redação e Cartaz, respectivamente.

Quanto aos prémios, os primeiros classificados receberam um computador portátil, um kit completo da DStv, com montagem e subscrição grátis por um ano do pacote DStv Bué, os segundos classificados receberam um iPad e também um kit completo da DStv. As escolas e os professores que orientaram a inscrição dos alunos vencedores ao concurso também receberam um kit completo da DStv e um telemóvel HTC.

O concurso não para por aqui, os trabalhos dos vencedores nacionais irão concorrer na final continental com participantes de mais de 40 países africanos. Este ano Angola foi o país com maior número de participações, com um total de 203 inscrições sendo 70 raparigas e 133 rapazes, provenientes das províncias do Bengo, Benguela, Cabinda, Huambo, Huíla, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Luanda, Malange e Namibe. A avaliação dos trabalhos esteve a cargo do jurado composto por elementos dos Ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, da Rede de Mediatecas de Angola e da Multichoice Angola.

Os vencedores continentais terão direito a uma viagem à França, para visitar as instalações da Eutelsat em Paris e assistir ao lançamento de um foguetão, os segundos classificados terão direito à uma viagem para África do Sul para visitarem a sede da Multichoice Africa e a estação espacial sul-africana, tal como foi na edição 2011 e 2012. Esperamos que desta vez um dos candidatos angolanos seja vencedor continental!

Estes prémios têm como objectivo inspirar o pensamento inovador entre os alunos do ensino secundário e médio, criar consciência sobre como se pode aplicar a ciência e tecnologia no nosso dia-a-dia e mostrar as diversas formas em que os satélites influenciam o desenvolvimento do continente africano.

Galeria de imagens do evento: