Angola com novas parcerias no domínio das TIC’s com Ruanda e Suécia

568

O Governo de Angola assinou na quarta-feira (19 de Junho 2019) dois Memorandos de Entendimento para o reforço da cooperação no domínio das Telecomunicações e Tecnologias de Informação com o Ruanda e o Reino da Suécia.

Os referidos acordos foram assinados durante o AngoTic 2019, pela parte angolana rubricou  ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, pelo Ruanda a homóloga, Paula Ingabire, e pela Suécia, o embaixador plenipotenciário acreditado em Angola, Lennart Killander Larsson.

O Ministro José Carvalho da Rocha disse que o memorando rubricado com o Ruanda visa identificar potenciais áreas, partilhar experiências e colocar os resultados em benefício dos cidadãos. Com a Suécia, disse que o memorando serve para revitalizar os trabalhos já existentes há vários anos. “Neste momento vamos trabalhar em questões de regulação, transferência de conhecimentos e melhorar a presença de empresas suecas em Angola”.

Para Lennart Killander Larsson, o segundo signatário do memorando, Angola e a Suécia estão numa nova fase de cooperação e vão trabalhar em áreas ligadas à educação, na formação de quadros e em projectos de regulação das TIC’s.

A ministra das Telecomunicações, Tecnologias de Informação, Comunicação e Inovação do Ruanda, Paula Ingabire, adiantou que o memorando é uma plataforma para que os dois países implementem as suas agendas digitais e troquem experiências nos domínios espacial e de segurança.