Angola conta com mais de 50 Provedoras de Serviços de Internet

1
2347

O Ministro das Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem disse numa entrevista concedida ao Jornal de angola que, Angola conta com mais de 50 Provedoras de Serviços de Internet (ISP, na sigla inglesa).

O número de operadores com licenças multisserviços deve ultrapassar os 50, aqueles que têm efectivamente títulos.” Com relação preço-qualidade o ministro avançou que tem muito a ver com a forma como cada operadora gere as suas empresas. “O que é importante esclarecer é que o nosso país não tem défice de Internet.

Segundo o ministro, as políticas essenciais para que as operadoras possam prestar um melhor serviço foram criadas. O subsector liberalizou o acesso a esse tipo de infra-estruturas a partir de 2007. Esta liberalização já faz tempo que aconteceu, ou seja, o Estado já não precisa de se preocupar com o serviço final. Abrimos para que outras entidades pudessem fazer esse serviço.

Manuel Homem avançou que, muitas empresas que decidem ser Provedoras do Serviço de Internet não acompanham, depois, uma série de pressupostos básicos de gestão de empresas. “Faz a ligação a um cliente, mas não se preocupa em saber se o serviço chega em condições, se a ligação está boa, e passamos ao cidadão uma percepção de que não temos qualidade suficiente para entregar o serviço, por um lado”.

“Outro fenómeno que também podemos destacar é a arquitectura tecnológica que é utilizada para prestar o serviço. E isto é importante porque se eu não tiver uma arquitectura tecnológica em condições, usar o equipamento certo, o cliente final vai ter dificuldades e vai dizer que a qualidade é péssima”.

Um outro indicador que temos de considerar é a oferta de serviços, o número de prestadores de serviço. Mas uma vez, os grandes operadores de serviços de Internet no país não devem passar de cinco, mas o sector liberalizou e, hoje, temos 50 ou mais provedores do serviço de internet autorizados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here